FMCG Homepage Marcas Newsletter

Calçado português assenta os pés na China

Por a 25 de Março de 2013 as 14:33

Onze empresas portuguesas de calçado clássico e desportivo vão participar em Abril numa feira internacional em Xangai, na maior embaixada do género enviada à China, revelou à agência Lusa um responsável do sector.

“A China é, para nós, um dos mercados com maiores potenciais de crescimento”, disse o porta-voz da Apiccaps (Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos), Paulo Gonçalves.

“Vamos a Xangai em Abril e voltamos em Julho, para participar noutra feira”.

O primeiro certame, o “Micam Xangai 2013”, organizado pela Feira de Milão e a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado, decorrerá de 09 a 11 de Abril, num centro de exposições situado no centro da capital económica da China.

“Será a nossa maior participação de sempre. Já exportamos para 132 países, mas, neste momento, a Europa está num período crítico e temos de conquistar novos mercados”.

Constituída por cerca de 500 empresas, aquela associação, fundada em 1975, representa 80% do sector.

“Exportamos mais de 95% do que produzimos e no ano passado ultrapassámos, pela primeira vez, os 1.000 milhões de euros”, indicou também Paulo Gonçalves.

As empresas portuguesas representadas na edição deste ano da “Micam Xangai” são: Arcopedico, Bnop, Fly London, In the Pink/Fidji, Perlato, See2Bee, Softwalk, Sónia Patrício, Storm/Kayak, Tentoes/J.Reinaldo e Walkys.

Em julho, idêntico número de empresas portuguesas do setor é esperado na “Novomania 2013”, um certame internacional de moda organizado em Xangai pelo consórcio chinês Novo Group, sob a direção de um gestor português.

“Portugal tem imenso potencial. O nosso calçado, por exemplo, é de grande qualidade”, disse Guilherme Faria, director-geral do “NOVOMANIA International Fashion Trade Show”.

Em 2012, as exportações portuguesas para a China aumentaram 30%, atingindo o valor recorde de 1.128 milhões de euros.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *