Distribuição Homepage Newsletter

Zippy inicia nova fase de expansão no Médio Oriente

Por a 21 de Março de 2013 as 13:23

A Sonae celebrou um acordo com o S. H. Al Mana Group para o desenvolvimento da marca Zippy no Kuwait, Emiratos Árabes Unidos e Qatar.

Esta parceria vai permitir à Sonae reforçar a presença da área de retalho especializado no Médio Oriente, através da abertura de 10 lojas Zippy em regime de franchising durante os próximos três anos. A inauguração da primeira unidade está prevista ainda para 2013.

“A Sonae está empenhada em explorar o potencial das marcas desenvolvidas em Portugal, que já conquistaram a preferência dos consumidores portugueses e espanhóis e que também o podem fazer em outras geografias. O Médio Oriente foi a primeira região para onde expandimos a nossa presença fora da Península Ibérica sendo este acordo o início de uma nova fase de expansão na região”, sublinha Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.

O S. H. Al Mana Group está sediado no Qatar e é um dos maiores grupos económicos da região, possuindo interesses em sectores como o automóvel, imobiliário, hotelaria e turismo, construção e engenharia, media, alimentação e retalho, onde representa algumas das principais marcas mundiais.

Internacionalização a crescer

A Sonae SR já está presente no Médio Oriente através de 8 lojas Zippy repartidas pela Arábia Saudita e Egipto. Após o reforço na Península Ibérica, a marca entrou no Médio Oriente, seguindo-se o Cáucaso, nomeadamente Azerbaijão e Cazaquistão e, mais recentemente, abriu as primeiras unidades na América Latina e no Norte de África.

A Sonae SR iniciou a sua estratégia de internacionalização em 2008, através da abertura de lojas próprias da Sport Zone, Worten e Zippy em Espanha. Desde então, acelerou o processo de internacionalização, expandindo-se através de lojas próprias, mas também recorrendo a estratégias “capital light”, nomeadamente parcerias, acordos de franchising e outras formas de exportação.

No final de 2012, as marcas da Sonae SR contavam com 146 lojas fora de Portugal, das quais 20 em regime de franchising e store-in-store, num total de 158 mil m2 de área de venda, repartidas por Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Malta, Egipto, Cazaquistão, Azerbaijão, República Dominicana e Venezuela, a que se juntou Marrocos já em 2013.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *