Consumo FMCG Homepage Newsletter

Inflação abranda para 2,2% em Fevereiro

Por a 12 de Março de 2013 as 11:38

A taxa de variação média da inflação dos últimos 12 meses fixou-se nos 2,2% em Fevereiro, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) do que em Janeiro, enquanto a inflação homóloga foi de 0,0%.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a taxa de variação média passou de 1,3% em Janeiro para 1,1% em Fevereiro.

Segundo o INE, no que se refere à taxa de variação média dos últimos 12 meses, as “principais reduções” ocorreram nas classes dos transportes, da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e da saúde.

“À semelhança do mês anterior, estes resultados continuam a ser influenciados, em grande medida, pela dissipação de diversos efeitos que estavam a influenciar o comportamento dos preços, destacando-se a alteração da taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) do gás natural e da electricidade de 6% para 23% em Outubro de 2011, cujo efeito em termos de variação homóloga se anulou em Outubro de 2012”, nota o instituto.

Em termos de variação homóloga, a redução de 0,2 p.p., para 0,0%, resultou da conjugação das contribuições negativas da classe do vestuário e calçado e positivas da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *