Destaque Entrevista FMCG Homepage Marcas Newsletter

Banana da Madeira aposta em público desportivo e infantil

Por a 5 de Março de 2013 as 16:27

Jorge Dias, director geral da GESBA

Entrevista Jorge Dias, director-geral da GESBA

Tirar partido da origem portuguesa, é o objectivo do projecto de comunicação da Banana da Madeira que entrou agora numa segunda fase. Jorge Dias, director-geral da GESBA, explica tudo em entrevista ao Hipersuper

O projecto de comunicação da marca Banana da Madeira começou há um ano e vai desenvolver-se por mais dois. Que balanço faz do primeiro ano deste projecto?

A Banana da Madeira, fruto do trabalho promocional que vem sendo realizado, aumentou a sua notoriedade e reforçou a sua posição enquanto preferida dos portugueses. Reforçamos a nossa presença no mercado português de forma expressiva. A campanha que lançámos tem não só consolidado as posições que a marca já ocupa no mercado, como tem também contribuído para a sensibilização de novos consumidores, potencializando-se e refrescando, desta forma, o valor da marca. Por tudo isto, o balanço do primeiro ano é positivo.

Quais os fundos comunitários que apoiam o projecto?

Este é um projecto co-financiado pela Comunidade Europeia, em 50%, pelo Estado português, em 20%, sendo os restantes 30 % de participação, da parte da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana. Trata-se de um financiamento que visa a realização das acções do Projecto de Promoção e Informação do Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas da Europa (RUP) associado à Banana da Madeira.

Quais as perspectivas para o futuro?

A comunicação começou a dar os seus primeiros passos. Vamos com certeza continuar a apostar na promoção, não só através deste tipo de projectos, como também através de outras iniciativas promocionais e parcerias, como foi o caso daquela que foi estabelecida com a Federação Portuguesa de Golfe.

Durante o primeiro ano, a marca apresentou-se com o mote “O que é que esta banana tem?” que visava dar a conhecer os benefícios deste fruto. Para o segundo ano há um novo mote, que vai sublinhar a origem portuguesa. Quais os objectivos da nova comunicação?

O novo mote da campanha – “De onde é que a Banana da Madeira vem?” – pretende associar o produto à sua origem, dando continuidade ao conceito anterior.

Como está a correr a promoção do símbolo RUP?

Em Setembro de 2011, a Banana da Madeira deu início à primeira de três fases do Projecto de Promoção e Informação do Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas da Europa (RUP) associado à Banana da Madeira, onde desenvolvemos uma série de acções, não só nacionais, onde se destacam os eventos desportivos e infantis, mas também transnacionais, como é o caso da presença na Fruitlogistica, em Berlim.

Qual a produção de Banana da Madeira no arquipélago em 2012? Qual a evolução face ao período transacto?

A produção de Banana da Madeira no ano de 2012 foi de cerca de 16,5 mil toneladas, representando um aumento de cerca de 10% em relação a 2011.

Qual a evolução estimada para este ano?

É ainda prematuro estimar a produção para o ano corrente. Acreditamos, contudo, que a produção irá manter-se nos valores do ano anterior ou até mesmo crescer um pouco. Tudo dependerá de uma condicionante que não é previsível: o clima.

Têm vindo a apostar em acções de promoção no ponto de venda. Que benefícios traz esta aproximação ao local, “ao momento de todas as decisões”?

As acções de promoção nos pontos de venda – hipermercados, supermercados e mercados grossistas, de Norte a Sul do País, visa dar a conhecer as características únicas da banana nacional, através de um contacto directo com os consumidores e da experimentação. Este tipo de acção permitiu-nos verificar a relação emocional dos consumidores com a marca no momento da compra. A verdade é que quem prova à partida compra.

Há ainda uma associação das activações da marca junto de um público desportivo.

A presença em eventos desportivos, como foram as Meias-Maratonas de Lisboa, do Porto e de Portugal, visa evidenciar a componente nutritiva e sublinhar os benefícios do consumo de Banana da Madeira à prática do desporto. Um outro público são as crianças. A nossa presença no Festival Panda procura dar a conhecer as características da banana às crianças de uma forma lúdica e pedagógica.

Têm equacionado um projecto de exportação da marca?

Abriram-se novas oportunidades de negócio em novos mercados, num momento bastante propício e para um sector em crescimento, como é o da Banana da Madeira. Estamos a estudar todas essas oportunidades de modo a pensar o futuro do sector.

Qual a facturação da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, em 2012?

O volume de facturação foi de cerca de 12 milhões de euros, prevendo-se, para este ano, um crescimento de 5%, tendo em conta o ligeiro crescimento na produção que prevemos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *