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20% dos shoppers deslocam-se a pé à loja

Por a 26 de Fevereiro de 2013 as 20:53

Os consumidores portugueses estão cada vez mais “profissionalizados” no acto de compra.

Procuram conveniência e proximidade e as compras são cada vez mais organizadas e planeadas.

Esta é principal conclusão do estudo GfK Shopper Experience, que permite compreender o processo e experiência de compra e as decisões dos compradores em loja.

Gastar menos é um factor decisivo, mas já não é o único comportamento do comprador em tempos de crise – os padrões alteraram-se em várias dimensões e constrói-se um novo padrão de consumo e um ‘novo normal’.

Mobilidade

No momento de escolherem as lojas para as suas compras, os portugueses optam cada vez mais por lojas próximas das suas rotinas diárias. Segundo o estudo GfK.Shopper Experience, a mobilidade é já um factor muito importante para as compras de grande consumo: 72% dos consumidores escolhem a loja pelo factor proximidade e conveniência, sendo que, em 2009, este factor pesava 60% (anterior vaga do estudo incidindo no canal distribuição moderna).

O comportamento de mobilidade também tem vindo a ganhar expressão: 20% dos shoppers deslocaram-se a pé à loja (12% em 2009).

Outro indicador deste comportamento é também visível ao nível do raio geográfico de compra: quase metade das compras (45%) são efectuadas num raio de 5 minutos de distância entre a loja e a casa e 76% alargam a distância para 10 minutos.

 

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