Distribuição Homepage Newsletter

Carne de cavalo: “Portugal cumpre programa de Bruxelas”

Por a 25 de Fevereiro de 2013 as 18:37

A ministra da Agricultura afirmou, em Bruxelas, que Portugal já está a cumprir o programa de monitorização da carne lançado pela Comissão Europeia, que contempla a recolha de amostras no retalho e nos matadouros.

“Portugal, neste momento, está a dar já cumprimento ao programa de monitorização que foi lançado pela Comissão Europeia, que passa pela recolha de uma série de amostras de carne, quer no retalho, quer nos próprios matadouros”, disse Assunção Cristas aos jornalistas, em declarações à margem de uma reunião de ministros da Agricultura da União Europeia (UE), que decorre na capital belga até terça-feira.

A ministra explicou que a recolha de amostras de carne no retalho está a ser feita pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), enquanto a autoridade veterinária do Ministério da Agricultura ficou responsável pela recolha de amostras nos matadouros.

Bruxelas apelou a todos os Estados-membros da UE para que façam testes de ADN aos produtos à base de vaca, em resposta do caso da substituição da carne de vaca por carne de cavalo em refeições ultracongeladas.

Para Assunção Cristas, trata-se de um “problema de fraude económica”, tendo sido dada aos consumidores “informação incorrecta”.

Este caso, salientou a ministra, “volta a pôr em cima da mesa uma questão que é muito cara a Portugal”: a necessidade de “deixar muito claro” nas etiquetas e nos rótulos qual é a origem dos produtos.

“Se tivermos as etiquetas, os rótulos em que obrigatoriamente esteja referenciada a origem do produto base (…) também ajudamos a obrigar a mais transparência”, sustentou Assunção Cristas.

Em Portugal, a ASAE detectou vestígios de carne de cavalo em produtos à base de carne que já foram retirados do mercado.

Hoje, o Ikea Portugal garantiu à Lusa que já retirou do mercado o lote de almôndegas com vestígios de carne de cavalo, na sequência de testes feitos pelas autoridades checas e adiantou estar a realizar novos exames.

 

Hipersuper com LUSA

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *