Análise Data Center Destaque Homepage Newsletter

Portugal duplica consumo de café até 2021

Por a 22 de Fevereiro de 2013 as 11:18

Números recentes da Associação dos Industriais e Comerciantes do Café indicam que os portugueses bebem menos 35% de café do que a média europeia.

No entanto, de acordo com o estudo “Tendências e Perspectivas Sociais no Consumo de Café em Portugal em 2021” – os portugueses deverão duplicar o consumo actual de café nos próximos 10 anos.

Elaborado por Tiago Oliveira, no âmbito do mestrado em Comportamento do Consumidor do IPAM – The Marketing School, o trabalho conclui que, em 2021, cada português vai consumir oito quilos de café por ano.

Preço sobre até 34%

Tiago Oliveira traçou o perfil do consumidor nacional de café daqui a 10 anos, através de inquéritos efectuados a um painel de 28 experts na cadeia de valor do café e comportamento do consumidor, provenientes das áreas académica, privada e pública. Para a maioria dos entrevistados, o preço do café vai subir entre 26 e 34% num período de 10 anos. No entanto, três dos experts entrevistados apontam para um aumento superior a 53%, justificado pelo facto de o preço de uma chávena de café em Portugal ser, actualmente, dos mais baixos da Europa, e pelo aumento da pressão especulativa sobre as matérias-primas.

Consumo mais doméstico

No que toca ao local de consumo, Tiago Oliveira conclui que o consumidor português vai aumentar o consumo doméstico em 20%. Já em relação ao consumo fora de casa, o painel aponta para a necessidade de apostar nos segmentos de vending e restauração. Tal como aconteceu no sector cervejeiro, as marcas deverão estar alertas para o aparecimento de mais do que uma marca de café num mesmo espaço comercial. O estudo revela que o sexo feminino tenderá a igualar o consumo de café face ao sexo oposto, sendo o papel cada vez mais activo da mulher na sociedade o principal motivo.

Neutro e retro

O estudo conclui ainda que a qualidade dos lotes tende a melhorar, independentemente de a actual conjuntura económica portuguesa se prolongar ou não. “Em 2021, o consumidor português irá optar por um lote com características pouco ácidas, sabor neutro, algo encorpado e com um gosto mais retro, o que impede que o blend seja constituído por 100% de café “Arábica”. Segundo o painel, a tendência é um aumento deste tipo de café em detrimento do “Robusta”, mais encorpado, forte e ácido.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *