FMCG Homepage Marcas Newsletter

Carne de cavalo em lasanhas da Nestlé à venda em Portugal

Por a 19 de Fevereiro de 2013 as 11:45

A Nestlé Portugal está a retirar do mercado o único produto da marca com vestígios de ADN de cavalo comercializado em Portugal.

Trata-se de uma lasanha vendida exclusivamente no canal Horeca (serviços de alimentação), comercializada pela Nestlé Professional”, disse à Lusa António Carvalho, do gabinete de imprensa da sucursal portuguesa da multinacional suíça.

O mesmo responsável explicou tratar-se de um produto “vendido exclusivamente  em hotelaria e em restauração” e que “já está a ser retirado do mercado”.

Hoje de manhã, a Nestlé internacional anunciou a retirada dos mercados  italiano e espanhol dos seus produtos de massas com carne, vendidos em lojas  e supermercados, depois de ter descoberto vestígios de ADN de cavalo superiores  a 1%.

Quanto a estes dois produtos, António Carvalho garantiu à Lusa que  “não estão à venda em Portugal”.

O porta-voz da Nestlé explicou que “isto tem a ver exclusivamente com  um problema de etiquetagem” e que “não se trata de um problema de segurança  alimentar”.

A  Nestlé optou por retirar os produtos do mercado poque “não é suposto  num produto de carne de vaca haver outra espécie que não a vaca”, adiantou.

Num comunicado hoje divulgado, a Nestlé internacional explica que decidiu  suspender a distribuição de todos os produtos que contêm carne bovina fornecidos  pela empresa alemã H.J. Schypke, subcontratada pelo seu fornecedor belga  JBS Toledo, filial da empresa brasileira na Europa, que também anunciou  que vai suspender a venda de carne proveniente da Europa.

“Os nossos testes revelaram vestígios de ADN de cavalo nos produtos”  acima de 1%, valor que a Agência de Segurança Alimentar britânica considera  como um indicador de “adulteração ou grave negligência”, refere a nota.

Os produtos retirados dos mercados de Espanha e Itália são os ‘ravioli’  e ‘tortellini’ de carne da marca Buitoni.

Também foi retirada uma lasanha à bolonhesa produzida em França para  ‘catering’. Nas últimas semanas foi descoberto o uso de carne de cavalo  em produtos alimentares comercializados em vários Estados-membros da União  Europeia, entre os quais Alemanha, França, Reino Unido, Áustria, Noruega,  Dinamarca, Holanda, Suíça, Suécia, Irlanda e Bélgica, o que já forçou a  retirada de vários produtos dos mercados.

A empresa alemã de distribuição Lidl reafirmou hoje à Lusa ter suspendido na Suécia, Finlândia, Dinamarca e Bélgica a venda de produtos alimentares.

A Lidl Portugal garantiu “não fazem parte do sortido do Lidl Portugal”.

As autoridades sanitárias portuguesas e europeias garantem que estes  produtos que contêm carne de cavalo não representam qualquer risco para  a saúde humana.

Hipersuper com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *