Distribuição Homepage Newsletter

Custo do trabalho cai 15% no último trimestre

Por a 15 de Fevereiro de 2013 as 13:12

O índice de custo do trabalho em Portugal, corrigido dos dias úteis, baixou 14,9% no quarto trimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, as duas principais componentes dos custos de trabalho são os custos salariais (por hora efectivamente trabalhada) e os outros custos (não salariais, nomeadamente contribuições dos empregadores para a Segurança Social por hora efectivamente trabalhada).

Os custos salariais diminuíram 16,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, e os outros custos diminuíram 13,2%, refere o INE. No trimestre anterior, o índice de custo do trabalho (ICT) tinha registado um decréscimo homólogo de 14,2%.

De acordo com os dados divulgados, o decréscimo homólogo do ICT foi observado em todas as regiões do país, com excepção do Alentejo, onde o índice aumentou. O INE divulga ainda que os maiores decréscimos homólogos foram observados no Norte (11,4%) e nos Açores (9,9%). O único acréscimo homólogo foi observado no Alentejo (0,6%).

Por sectores, os maiores decréscimos do ICT foram observados na administração pública, defesa e segurança social e na educação, enquanto os maiores crescimentos se verificaram na secção de actividades administrativas e serviços de apoio e actividades financeiras e de seguros.

Com a publicação dos resultados referentes ao 4º trimestre de 2012, o INE inicia a divulgação de uma nova série de dados do Índice de Custo do Trabalho, para a qual o ano base é 2008.

Hipersuper – Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *