Agenda Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Marketing e design juntos para combater a crise

Por a 12 de Fevereiro de 2013 as 13:12

Estudos internacionais revelam que cada dólar investido em design equivale, em média, a cinco de retorno.

Numa clara referência à importância que a disciplina assume actualmente no mundo dos negócios, a conceituada revista Forbes apelidou a realidade empresarial dos dias de hoje de “Era do Design”.

É, neste, contexto que o IPAM – The Marketing School, se prepara para lançar, em parceria com o IADE – Creative University, o mestrado em Design Management, à semelhança do Istituto Europeo di Design, em Barcelona, e da Zurich Design School, na Suíça.

A formação – que tem início em Março, no Porto – “é única no país, na medida em que alia as mais-valias do marketing e do design”.

Num mercado global, onde a concorrência é cada vez mais feroz, em que os produtos e os respectivos conteúdos são iguais, cabe ao design assumir-se como o factor diferenciador que poderá influenciar a escolha por parte do consumidor.

A Apple é um exemplo da força do sector. Graças ao investimento num design limpo e inovador, o gigante tecnológico fundado por Steve Jobs conseguiu ultrapassar a Microsoft e transformar-se mesmo na marca mais valiosa do mundo. O programa criado pelo IPAM e pelo IADE pretende representar “um upgrade na capacidade de entender a componente económica e financeira, tanto no aspecto macro como nas necessidades do quotidiano, para gerir projectos de inovação aplicados com coerência às necessidades das empresas e do consumidor”.

Quanto investem as empresas nacionais em design?

Na próxima sexta-feira, 15 de Fevereiro, no âmbito do lançamento do mestrado em Design Management, o IPAM – The Marketing School promove a conferência “Design Performance: Como alcançar a excelência?”. No momento em que a evolução do mercado e a análise das tendências futuras indicam uma convergência de competências entre os profissionais do marketing e do design, o IPAM reúne especialistas para analisar o investimento das empresas nacionais no sector ao longo dos últimos anos e para explicar como “uma boa gestão do design pode trazer um elevado retorno para as empresas”. O debate tem início às 19h00, no auditório do IPAM Porto.

José Ferro Camacho, coordenador do novo mestrado em Design Management pelo IPAM e pelo IADE, é um dos especialistas que vai participar na conferência sobre “Design Performance”. Paula Sousa, co-fundadora da Munna – marca detida pela empresa UrbanMint Design –, é outro dos nomes que marca também presença no debate. A designer conta, na primeira pessoa, de que forma a empresa tem vindo a conquistar vários mercados internacionais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *