Distribuição Homepage Newsletter

Continente apresenta maior projecto nacional de energia solar

Por a 8 de Fevereiro de 2013 as 9:37

Paulo Azevedo e António Mexia, líderes da Sonae e EDP, respectivamente

Os hipermercados Continente vão instalar centrais de microgeração e minigeração nas coberturas das lojas para produzir energia limpa.

Em parceria com a EDP, a Sonae vai, em cerca de 50 mil metros quadrados, produzir 125 GWh de energia limpa de origem solar ao longo de 25 anos, “o equivalente para abastecer mais de 40 mil lares/habitações durante um ano e evitar a emissão de mais de 42 mil toneladas de CO2”, explicam as empresas em comunicado.

No âmbito do projecto Trevo, que tem como objectivo reduzir a factura energética da empresa, a Sonae tem vindo a instalar centrais de microgeração e minigeração nas coberturas das lojas Continente.

O acordo agora assinado com a EDP Serviços, prevê, numa primeira fase, a instalação de 24 centrais de minigeração nas coberturas das lojas Continente e, numa segunda fase, a instalação de mais 22 centrais, naquele que é o maior projecto solar fotovoltaico desenvolvido em Portugal e top 15 na Europa.

O projecto realiza-se no modelo energy management, ou seja, a EDP é responsável pelo desenho, engenharia e instalação dos sistemas, realiza o investimento e detém a propriedade das unidades de minigeração durante o período do contrato de 15 anos. A EDP vende a energia à rede e paga à Sonae uma parte da totalidade das receitas obtidas como contrapartida pela utilização do espaço. Após o período de contrato, a propriedade dos sistemas passa para a Sonae, passando esta a comercializar a eletricidade e a receber a totalidade das receitas.

Com este projeto, a Sonae passará a totalizar 89 centrais fotovoltaicas – 66 de minigeração e 23 de microgeração – correspondendo a uma potência total instalada de 4.623 kWp.

A produção estimada do parque de centrais fotovoltaicas nas coberturas das lojas Continente em parceria com a EDP é de, aproximadamente, 6,5 GWh/ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *