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App premeia cliente assim que entra na loja

Por a 17 de Janeiro de 2013 as 19:13

Entrevista a António Miguel Marques, Gonçalo Salvado e Pedro Aguiar, fundadores da Wizzyshop

“É a primeira App que premeia o cliente mal entre na loja, através de pontos. A Wizzyshop transforma os momentos de lazer, numa experiência ‘fun, cool & easy’”. Conheça melhor o projecto cujo objectivo é “reter” os clientes

Como nasceu a “Wizzyshop”?

A Wizzyshop nasceu no laboratório IPAM do Porto, aquando da realização do projecto final de curso, na cabeça de dois empreendedores que, juntamente com o professor, investiram neste projecto.

Percebemos que há uma série de factores que todos adoramos quando fazemos compras: a expectativa do que nos aguarda na loja, a emoção de encontrar algo único ou, apenas, a oportunidade de fazer terapia através das compras. Contudo, achamos que há espaço para melhorias e é, por isso, que criamos a Wizzyshop, uma aplicação que torna a ida às compras num momento “fun, cool and easy”.

Como se define a aplicação?

Miguel Marques, um dos três fundadores da Wizzyshop

A App Wizzyshop é um nova experiência de compra, um novo interface de comunicação, com forte componente lúdica. Sem cartões de plástico, sem regras confusas, sem etapas extras, o cliente apenas tem de fazer o que sempre fez, entrar nas suas lojas favoritas, ver, experienciar, comprar e acumular automaticamente pontos.

O objectivo desta App é simplificar a vida aos clientes.

O que traz de novo ao mercado?

O futuro é o campo de batalha que as marcas não podem perder. Todas as marcas vão ter as mesmas ferramentas, daí que adicionar utilização criativa é a chave.

A Wizzyshop une os reinos físicos e digitais, trazendo o melhor de cada mundo para uma experiência nova e inspiradora quando o cliente efectua compras.

O cliente deixa de ser apenas um coleccionador de coisas, para ser um coleccionador de experiências.

A Wizzyshop dá a conhecer ao cliente as promoções exclusivas (destaca os produtos em promoção e evidência as novidades), promove as marcas e torna o processo de interacção com o cliente mais ágil, potencia a mudança de paradigma no trato e relacionamento com o cliente. Por outro lado, a informação do cliente deixa de estar dispersa, uma vez que a aplicação cria uma base de dados e permite obter um histórico de cliente conhecendo os perfis e padrões de compras. No futuro, as marcas podem redireccionar estratégias cirúrgicas para cada cliente.

É a primeira App que premeia o cliente mal entre na loja, através de pontos. A Wizzyshop transforma os momentos de lazer, numa experiência “fun, cool & easy”.

Gonçalo Salvado, co-fundador da Wizzyshop

Quanto tempo levou o projecto a sair do papel?

O projecto teve um período embrionário de 3 meses, saindo do papel em Novembro de 2012, após uma análise profunda e exaustiva ao mercado e suas tendências.

Este projecto faz mais sentido nos dias que correm?

Ter uma fotografia bem clara do futuro ilumina os investimentos que necessitamos fazer hoje. Aplicar novas ferramentas benéficas, mais rapidamente que a concorrência, vai permitir que as marcas prosperem.

Com base nos dados da Consultora IDC Portugal o número de aplicações móveis estão a aumentar, assim como o download das mesmas, que deverá aumentar 13 vezes até 2015. As aplicações desenvolvidas para Smartphones e Tablets podem ser uma oportunidade para as PME nacionais. Novas abordagens com o cliente e novo formato de promoções.

Percebemos, desta forma, que o consumidor é um elemento activo na produção e no consumo de conteúdos, ditando modas, tendências e influenciando a forma como vêem as marcas. O grande desafio da Wizzyshop será, precisamente, utilizar todo o potencial deste meio e, através de novas abordagens, conceitos e técnicas, chegar aos utilizadores/consumidores de forma cada vez mais rápida e eficaz.

A que públicos-alvo se destina?

Pedro Aguiar também foi um dos mentores da nova App

O nosso segmento abrange homens e mulheres, com idades compreendidas entre 16 e 55 anos, tendo maior incidência para o público-alvo feminino jovem, entre os 15 e os 35 anos.

A fidelização é um dos principais objectivos?

Os consumidores, no actual contexto socioeconómico, são mais exigentes, menos fiéis, mas também e, sobretudo, mais atentos. O nosso objectivo, mais do que a fidelização, é a retenção dos clientes.

Criar um novo interface com o consumidor, que permita maior facilidade de acesso e realização de determinadas actividades e hábitos de consumo.

Uma vez que a App permite registar o histórico do cliente, potencia estratégias cirúrgicas de “up selling” e “crowd selling”, caminhando para a customização.

Fazer uma espécie de jogo na compra, tem uma vantagem acrescida, já que há uma apetência quase natural dos consumidores, de todas as idades, para este tipo de entretenimento. Posicionar a Wizzyshop como uma “powergame” nas diversas áreas de negócio é o nosso objectivo.

A aplicação já está a ser comercializada?

Encontra-se em modo de teste piloto na loja CLIP do Norteshopping, o sistema operativo Android já foi testado com sucesso, estando, neste momento, a ser testado o sistema operativo IOS. Prevê-se o lançamento no mercado em Fevereiro.

Quais os objectivos para o mercado nacional?

A App passa por conciliar uma estratégia que implique não só atingir o cliente numa base individual, mas também pretendemos que seja partilhada em “tribo” por um conjunto/grupo de pessoas que costumam fazer compras com amigos e família.

O objectivo da Wizzyshop é ser o primeiro serviço da Europa que premeia o cliente mal entre na loja. Por outro lado, procura posicionar-se na mente dos consumidores como sendo uma aplicação interactiva, com forte componente lúdica, estabelecendo sinergias com o universo do jogo, capaz de proporcionar sensações e momentos de bem-estar às pessoas.

Vantagens – consumidores, retalhistas e marcas

Consumidores

Nova experiência de compra;

 Simplificação da vida do cliente (sem cartões, sem formulários, sem vouchers, etc);

 Agregar o universo do jogo na compra;

 Mais um canal de promoção para o cliente;

 Tornar o cliente um consumidor inovador;

 Transformar os seus momentos de lazer numa experiência única;

 Recebe única e exclusivamente informação dos artigos e produtos consoante as suas preferências;

 Possibilidade de comprar em qualquer altura e em qualquer lugar – e-commerce;

 Usually friendly.

 

Retalhistas

 Atingir mais rapidamente os objectivos;

 Mais um canal de venda;

 Novo canal de comunicação;

 Conhecimento mais profundo do seu cliente;

 Tornar-se inovador;

Marcas

 Reduzir custos (cartões, vouchers);

 Ajuda a escoar stocks;

 Optimização de processos;

 Permite agilizar a comunicação com o cliente;

 Diferenciar da concorrência;

 Tornar a marca high tech;

 Permite criar histórico do cliente;

 Potencia a comunicação;

 Permite a customização;

 Elevar rácios (up selling e crowd selling)

Um comentário

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