FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Vinho Verde tem 7 mercados internacionais na mira

Por a 10 de Janeiro de 2013 as 17:56

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai investir este ano 2,8 milhões de euros em acções de promoção nos mercados interno e externo.

 

No primeiro semestre de 2012, o vinho verde registou um “crescimento recorde das exportações – sete por cento em valor e 12 em volume –, o que acontecerá pelo 12.º ano consecutivo”.

O presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, estabelece como objectivo para este ano “reforçar a aposta nos sete mercados estratégicos do vinho verde”, ou seja, EUA, Alemanha, Canadá, Brasil, Suíça, Suécia e Reino Unido.

EUA, Portugal e Brasil

Do total dos 2,8 milhões de euros do orçamento para 2013, a CVRVV destinou 600 mil euros, 21%, para os EUA, o principal mercado externo consumidor de verdes, com um volume de vendas de 2,2 milhões de litros no primeiro semestre do ano anterior, o que representa cinco milhões de euros.

O segundo maior investimento, em termos promocionais, vai ser feito no mercado nacional. A CVRVV prevê aplicar uma verba de 550 mil euros em acções direccionadas para os profissionais do sector e para o consumidor final, uma fatia de 20% do total do orçamento.

Uma significativa fatia orçamental vai também ser investida no Brasil: 500 mil euros. “O mercado brasileiro está já no top 5 dos países que mais importam este produto único no Mundo. Em 2011, quase um milhão de litros, ou seja, 1,2 milhões de garrafas, cruzou o Atlântico com destino às terras de Vera Cruz.

Em 2012, mais de 30 por cento da produção de Vinho Verde foi consumida nos mercados externos, o que aconteceu pela primeira vez na história da região que, segundo o presidente da CVRVV, “assume definitivamente uma vocação exportadora”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *