Distribuição Homepage Newsletter

Exportações caem 3,2% em Novembro

Por a 9 de Janeiro de 2013 as 17:50

As exportações de bens diminuiram 3,2% em Novembro face a Outubro devido a uma quebra na saída de bens para países fora da União Europeia.

As entradas caíram 10%, essencialmente devido à redução na compra de veículos, segundo as estatísticas do comércio internacional do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas pela Lusa.

A diminuição nas saídas em Novembro deve-se a uma quebra da procura dirigida às exportações portuguesas da parte dos parceiros comerciais extra-comunitários.

“Esta redução de saídas e de entradas de produtos aconteceu numa altura em que os portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro viam afectada a sua capacidade operacional devido à greve dos estivadores, cujo efeito nas exportações ainda não está calculado”.

O INE calcula ainda que no trimestre terminado em Novembro do ano que passou (em comparação com o mesmo período de 2011) as saídas de bens tenham registado uma diminuição de 0,1%, sendo este resultado apenas ligeiramente negativo devido a uma evolução positiva na venda de bens para fora da União Europeia, que se verificou em quase todas as classes de produtos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *