Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Boots é primeira certificada “Top Beleza”

Por a 9 de Janeiro de 2013 as 15:10

A Boots é a primeira empresa a operar em Portugal a ostentar o título de “Top Beleza”.

 

A certificação, lançada em Portugal no ano passado pela Tryp Network, empresa responsável pelo Sabor do Ano, é única, revela em entrevista ao Hipersuper a directora do Top Beleza, Débora Santos Silva.

“É a única certificação em Portugal, nas áreas de cosmética e beleza, atribuída pelos próprios consumidores, que avaliam os produtos em prova cega e em situação real (em casa ou em centros e clínicas de tratamento), supervisionados por laboratórios de análise sensorial”.

Além disso, é um prémio transversal a todos os canais de distribuição. “Podem participar produtos presentes no supermercados, farmácias, vendas por catálogo, retalho online, espaços profissionais ou perfumarias”.

Este prémio é uma adaptação de um conceito que nasceu há 10 anos em França, denominado “Victoires de la Beauté”, e é promovido pela empresa que detém o Sabor do Ano no país gaulês, a Monadia – 1º Centro de Qualidade dos Consumidores em França.

O conceito vingou em Espanha e já vai na terceira edição, conta Débora Santos, acrescentando que em Itália o projecto vai começar este ano a dar os primeiros passos para que a primeira edição se conclua em 2014.

Promessas de beleza

A operação em Portugal começou no ano passado. “Lançamos o projecto com cerca de um ano de antecedência por dois motivos: porque estamos numa conjuntura de crise e o porque o próprio período de testes pode ser bastante longo. Os produtos alimentares, por exemplo, têm a avaliação no momento. Mas, os testes de alguns dos produtos com promessas de beleza podem levar meses”.

São recrutados 60 consumidores, seguindo as normas ISO para análise sensorial (referencial recomenda 45), pertencentes ao target do produto em teste. Os produtos são banalizados de marcas, “não tem qualquer vestígio da origem”, garante a directora do Top Beleza. “Podem ser, por exemplo, reacondicionados em embalagens assépticas. Para não haver qualquer influencia da notoriedade da marca. Os consumidores, por sua vez, cumprem um rigoroso protocolo de utilização e são ‘controlados’ pelo laboratório de análise sensorial”.

Para ostentarem o selo, os produtos têm de obter uma classificação mínima – 6 em 10. “Nos produtos em concorrência directa, ganha o que obtiver maior classificação”.

No caso dos serviços, a base da metodologia é a mesma, são escolhidos consumidores do target do serviço a testar, em situação real, controlados pelo laboratório. A diferença em relação aos produtos é zona de utilização, neste caso são centros e clínicas de tratamento”. Aqui, a avaliação é feita a através da técnica do cliente mistério. “O consumidor sabe que vai fazer um teste mas a clínica não sabe que está a prestar um serviço para um consumidor teste”.

Investimento?

A classificação dos produtos é feita com base na satisfação global. “Depois há um conjunto de critérios secundários, que se estabelecem de acordo com a natureza do produto: por exemplo, num creme de rosto, pode ser a eficácia, a textura e o odor. Num ferro de alisar cabelo pode ser, por exemplo, a facilidade de utilização, entre outros”.

A classificação dos serviços é também feita segundo a classificação global, mas há depois um conjunto de critérios mais vasto: serviço, profissionalismo, espaço, higiene e limpeza, entre muitos outros.

Os consumidores fornecem ainda um conjunto de observações que têm como função ajudar as marcas a melhorarem os produtos.

O investimento na fase inicial – testes – é de 850 euros, “o preço do recrutamento e realização dos testes. A Full Sense é o principal laboratório de análise sensorial a trabalhar no projecto. Na última fase, as marcas pagam um “winner fee”, no valor de 5.925 euros, que corresponde ao direito de utilização dos logótipos de certificação em toda a comunicação do produto vencedor. Além de beneficiar do programa de acompanhamento da organização”.

Apesar de já ser conhecida uma marca vencedora, estão ainda “neste momento vários produtos em teste e as marcas ainda podem concorrerem à certificação”.

Depois de Portugal e Itália, o Top Beleza deverá desembarcar no Brasil.

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *