Consumo FMCG Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores cai pelo 4º mês

Por a 8 de Janeiro de 2013 as 16:51

O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores continuaram a agravar-se em Dezembro em Portugal, mas a queda foi menos intensa do que nos meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) “diminuiu nos últimos meses, atingindo em Dezembro um novo mínimo da série”, alcançando os -59,8 pontos.

“A diminuição em Dezembro foi, no entanto, menos intensa do que a verificada nos meses anteriores”, acrescenta.

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários sectores de actividade), por sua vez, agravou-se uma décima para os 4,4 pontos.

Desde Janeiro que a confiança dos consumidores vinha a melhorar todos os meses, mas em Setembro sofreu uma quebra abrupta, em Dezembro esta quebra agravou-se mais ainda, estabelecendo um recorde negativo.

Segundo o INE, citado pela Lusa, “a diminuição do indicador de confiança dos consumidores em Dezembro, menos intensa do que a verificada nos meses anteriores, deveu-se aos contributos negativos de todas as componentes, com excepção das perspectivas de evolução da poupança”.

“O saldo das expectativas sobre a evolução da situação económica do País apresentou o contributo negativo mais significativo para o comportamento do indicador de confiança, diminuindo significativamente nos últimos quatro meses”, sublinha o instituto.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *