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Dolce Vita Ovar ajuda desempregados

O shopping lança uma nova temporada de palestras de formação profissional gratuitas, dirigidas a desempregados e estudantes

Rita Gonçalves

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Rita Gonçalves
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O Centro Comercial Dolce Vita Ovar e a Fundação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão (FEDESPAB) iniciam uma nova temporada de palestras de formação profissional gratuitas, dirigidas a desempregados, estudantes à população em geral interessada na temática.

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De periodicidade quinzenal, as palestras têm lugar no “Dolce Espaço” e abordam diferentes temáticas, ligadas à comunicação, postura e imagem, estratégia comercial, orientação vocacional e temas familiares.

A primeira palestra tem lugar a 18 de Outubro, pelas 19h, com a sessão “A arte de comunicar – um imperativo do dia-a-dia”. No dia 25 de Outubro, igualmente pelas 19h, realiza-se a palestra “Atendimento e Imagem – receber com postura”.

Em Novembro, a programação inicia-se a 8, pelas 19h, com a sessão “fidelização de Clientes – Gerir o futuro”. A 22, pelas 10h, é a vez da palestra “Orientação vocacional – O teu futuro será secundário?”.

Em Dezembro, o “Dolce Espaço” acolhe a 6 de Dezembro, pelas 19h, a sessão “Balanço – Reflexão e Planeamento”, e a 13 de Dezembro, também pelas 19h, “A Arte de ser Pai – Que filhos deixar para o mundo”.

A participação nas palestras é gratuita, sendo necessário efectuar inscrição prévia através do e-mail [email protected].

Sobre o autorRita Gonçalves

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Bruno Borges, CEO da da iServices

Hipersuper

“Negócio dos recondicionados está em crescimento”

Bruno Borges, CEO da iServices, partilha em entrevista a evolução da empresa e os ambiciosos planos de expansão que incluem a abertura de novas lojas e a criação de novos empregos até ao final de 2024.

A iServices abriu recentemente a sua quinta loja na Bélgica, consolidando a sua estratégia de internacionalização. Este marco é acompanhado pelo o Atelier iS, um projeto pioneiro que permite a personalização de equipamentos. Em entrevista ao Hipersuper, Bruno Borges, CEO da empresa portuguesa de serviços centrados na reparação de equipamentos de telecomunicações e informática multimarca, partilha a evolução da empresa e os ambiciosos planos de expansão que incluem a abertura de novas lojas e a criação de novos empregos até ao final de 2024. Marca do universo Sonae, a iServices conta atualmente com mais de 300 colaboradores e está presente com mais de 60 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices nasceu em 2011. Hoje o seu negócio vai muito mais além que o da reparação. Como olha para este percurso?
A iServices é sobretudo um negócio de confiança e compromisso com os nossos clientes. Foram os clientes que nos ajudaram a definir o percurso, por essa razão hoje temos 3 áreas de negócio: marca de acessórios iS com 2500 referências distintas que são o reflexo dos desejos e necessidades expressos pelos nossos clientes, os recondicionados com 3 anos de garantia iServices e as reparações em 20 a 30 minutos, graças ao vasto stock de peças que temos disponível em cada loja.
Embora continuemos a atrair novos clientes todos os dias, valorizamos especialmente a lealdade dos nossos clientes que continuam a voltar às nossas lojas sempre que precisam.

Têm crescido de forma sustentada. Quanto representam as vendas das lojas físicas e do online?
As vendas online representam aproximadamente 20% do total, enquanto as lojas físicas correspondem a cerca de 80%. No entanto, é importante destacar que o nosso principal foco está nas reparações, que é o cerne do nosso negócio. Portanto, em termos de receita gerada pelas reparações, as lojas físicas representam 100% das vendas.

Que tendências identifica no segmento de smartphones? Por exemplo, o negócio dos recondicionados está a crescer?
O negócio dos recondicionados está em crescimento por duas razões. Primeiramente, devido ao facto dos fabricantes não apresentarem a evolução que poderiam apresentar para justificar a aquisição de um novo modelo e, para além disso, os equipamentos que vendemos têm uma qualidade excecional, que nos permite dar 3 anos de garantia e proporcionar ao cliente uma sensação de confiança. Como resultado, observamos uma tendência crescente do negócio dos recondicionados.
Atualmente as marcas precisam oferecer incentivos para os consumidores trocarem os seus equipamentos antigos por modelos mais recentes, caso contrário, as pessoas continuarão a optar pelos smartphones recondicionados, considerando-os como a opção mais vantajosa em termos de custo-benefício.

Qual a estratégia de abertura de pontos de venda em Portugal?
A estratégia de abertura de pontos de venda em Portugal está sobretudo relacionada com a questão demográfica e com a demanda existente em cada região. Avaliamos o número de habitantes em cada localização, além de monitorizarmos diariamente a procura no nosso website, de modo a apurar onde estão localizados potenciais clientes. Com base nesses dados, identificamos as áreas onde ainda não estamos presentes e onde há uma maior procura pelos nossos serviços.
Ainda este ano, contamos abrir mais 15 lojas em Portugal. O nosso foco principal de investimento encontra-se nos concelhos ou distritos onde ainda não estamos presentes e podemos vir a fazer a diferença, como é o caso da região do Algarve, onde atualmente apenas contamos com 3 lojas. Estamos comprometidos em expandir a nossa presença para atender melhor às necessidades dos clientes e alcançar um público mais amplo em todo o país.

O Atelier iS surgiu como? A personalização é uma tendência que vai crescer?
As primeiras experiências de personalização surgiram há, aproximadamente, 8 ou 9 anos. Naquela época, a tecnologia era semelhante à que temos hoje, embora com máquinas menos eficientes, resultando em processos mais demorados. Atualmente, o Atelier iS leva apenas 7 minutos para produzir uma capa personalizada para o cliente.
Consideramos que esta tecnologia é uma mais-valia para o nosso negócio, proporcionando aos clientes a oportunidade de personalizar as suas capas de forma rápida e conveniente.

Qual a estratégia para este projeto pioneiro? Vai ser uma aposta internacional e nacional?
Inicialmente, o projeto foi uma aposta internacional, motivada principalmente pela curiosidade e pelo facto de dispormos de uma loja em Bruxelas, no Woluwe Shopping, muito espaçosa e com condições para implementar o Atelier iS.
Após isso estamos a replicar o Atlier iS em diversas lojas de Portugal como é o caso da loja do NorteShopping, do Colombo e do Forum Almada.
Esta estratégia reflete o nosso compromisso em oferecer uma experiência única aos nossos clientes, tanto a nível nacional como internacional.

Quais foram os principais fatores que motivaram a decisão de internacionalizar a marca iServices e como essa estratégia se alinha com os objetivos da empresa?
A decisão de internacionalizar a iServices foi motivada por uma série de fatores ao longo do tempo. Em primeiro lugar, recebemos feedback positivo de clientes, amigos e conhecidos que nos incentivaram a expandir para diversos países.
Além disso, algumas empresas abordaram-nos com propostas para franquear o nosso negócio, embora não tenhamos adotado esse formato. Para além disso, durante as nossas viagens, observámos a ausência de conceitos semelhantes ao nosso, o que nos levou a considerar a oportunidade de preencher essa lacuna. Foi, portanto, uma ideia que foi amadurecendo ao longo dos anos e que acabou por ser recentemente implementada. No entanto, a nossa estratégia de internacionalização não se limita aos países onde já estamos presentes, Espanha, França e Bélgica queremos ir mais além e sempre garantindo que mantemos o mesmo padrão de serviço e excelência que temos em Portugal.

Como o processo de seleção de novos mercados para a internacionalização foi conduzido? Existem critérios específicos ou indicadores de mercado que influenciaram a escolha dos mercados alvo?
São vários os critérios e os indicadores de mercado que influenciaram a nossa escolha. Por um lado, consideramos a viabilidade do mercado e procuramos geografias pouco saturadas onde o conceito da iServices se possa destacar. Por outro lado, estamos sempre atentos aos mercados europeus, especialmente porque vendemos através de diversas plataformas para toda a Europa. Contudo, é importante referir que a expansão da iServices na Europa, como a conhecemos atualmente, está sujeita a mudanças no futuro. Estamos abertos a explorar diferentes vias de expansão e podemos considerar a entrada em vários países de acordo com as oportunidades e as necessidades do mercado.

Olhando para o futuro, há planos para expandir a presença internacional para outros países ou regiões? Quais são as expectativas e metas para os próximos anos no contexto da internacionalização?
O nosso objetivo primordial passa por consolidar o funcionamento das lojas que temos no estrangeiro e trabalhar a credibilidade e a visibilidade da marca. Para além disso, estamos constantemente a avaliar novas oportunidades de expansão noutros países e regiões. Temos identificado diversas geografias não só na Europa, mas também a nível mundial.
Garantidamente que não vamos ficar limitados aos 4 países onde já estamos presentes atualmente, sendo o nosso objetivo desenvolver uma estratégia de expansão internacional que nos permita alcançar novos mercados e atender às necessidades globais, mantendo sempre a identidade iServices.

Esta entrevista foi publicada na edição 424.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

RISE Delta Q

RISE Delta Q

Bebidas

Rise Delta Q distinguida nos Red Dot Design e German Innovation Awards

A Rise Delta Q acaba de ser distinguida em dois prestigiados concursos de design e inovação internacionais.

A máquina que incorpora o revolucionário sistema de extração de café invertido, made by Delta, e com design do conceituado criador francês Philippe Starck, conquistou o prémio Red Dot 2024, na categoria de design de produto ‘Kitchen Appliances’, e foi reconhecida nos German Innovation Awards, na categoria ‘Household Appliances’.

 Nos Red Dot Design Awards, organizados pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha, os conceitos e protótipos submetidos foram avaliados por um painel internacional de jurados especialistas em design. O design marcante e a facilidade de utilização foram os principais atributos valorizados na Rise Delta Q, combinados com “um processo de preparação (de café) excecional”. A máquina estará agora em exposição no Red Dot Design Museum em Zollverein, Essen, na Alemanha.

Já nos German Innovation Awards, a Rise Delta Q recebeu uma Menção Especial na categoria “Excellence in Business to Consumer: Household Appliances”, que reconhece produtos e soluções que convencem pela sua abordagem original e aspetos particularmente inovadores, entre eles o design, a funcionalidade e os benefícios para o utilizador, e que destacou o “revolucionário sistema de extração de café” da máquina.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Colheita das uvas Dona Uva arranca hoje

Começa esta segunda-feira a colheita das uvas de mesa Dona Uva, produzidas nas regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo. A campanha arranca com o mote “O que é que a Dona Uva tem?”.

Produzidas em cerca de 190 hectares, a colheita deste ano deverá estender-se até novembro. “Deverá”, pois o respeito pelos ritmos da natureza faz parte do ADN da Frutalmente e motivo pelo qual está sempre dependente das condições climatéricas. Ainda assim, está prevista uma produção de 3,5 milhões de quilos para este ano, sublinha a organização que detém a marca Dona Uva.

Para esta campanha “foi feito um investimento para renovar as áreas de produção, tanto de uva com grainha, como de uva sem grainha”, revela Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente. “Dos 190 hectares, 60 hectares são de uva sem grainha e os restantes 130 com grainha”, acrescenta.

Cardinal, Red Globe, Vitória, Michele Palieri e Dona Maria são as variedades com grainha. Crimson Seedless, Regal, Sugraone, Arra15, Arra19, Arra30 e Arra32 são as variedades de uva de mesa sem grainha. “A Dona Uva está em quase todas as grandes superfícies no mercado nacional e todas estas variedades têm o seu espaço, pois chegam às prateleiras em alturas distintas, o que permite ao consumidor português, que valoriza muito a uva de mesa, tê-la durante um largo período de tempo”, explica Mário Rodrigues.

Soluções mais sustentáveis

A Dona Uva tem vindo a apostar, gradualmente, na adaptação do seu packaging a soluções mais sustentáveis. Exemplo disso foi o lançamento, no ano passado, da cuvette em cartão e, este ano, vai começar a substituir os sacos de plástico por uma solução em sacos de cartão.

As uvas são também colhidas à mão e produzidas no sistema Y, em que os cachos crescem em troncos mais altos. Isto permite aumentar a produção e a rentabilidade da colheita. A par disso, 40% da produção é feita em sequeiro, ou seja, sem necessidade de abastecimento de água artificial.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Equivalenza abre os dois primeiros pontos de venda próprios em Portugal

A Equivalenza conta mais com mais de 90 lojas franchisadas em Portugal. Agora abre dois pontos de venda próprios.

A Equivalenza reforça a sua estratégia de expansão em Portugal com a abertura dos dois primeiros pontos de venda próprios no Centro Comercial Parque Nascente, no Grande Porto, e no Centro Comercial BragaParque, em Braga. Recorde-se que os restantes cerca de 90 pontos de venda da marca são lojas franchisadas.

A marca de Barcelona regressa a estes centros comerciais, onde já teve presença no passado, apresentando-se num novo modelo de mall model – com espaços que oferecem um visual mais moderno, colorido e interativo, potenciando a proximidade com o cliente final e dando destaque ao perfume, numa perspetiva “Back to Basics”.

“Procuramos aproximar-nos da origem do nosso produto principal que é o perfume e, portanto, o objetivo é a simplificação da exposição, dando prioridade e força às categorias que temos. Queremos que o cliente possa interagir e testar o perfume facilmente. Ter uma área de inspiração ampla onde pode complementar o perfume através da experiência. Nos cantos potencializamos o gifting”, explica Luisa Suarez, Global In-Store Manager da Equivalenza.

Para além da estreia da Equivalenza com pontos de venda próprios, a marca espanhola prevê reabrir ainda no mês de julho no C.C. LeiriaShopping, importante ponto de venda da marca, pelas mãos de um novo franchisado, já detentor de outras lojas da marca nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Estas três reaberturas, duas delas pela mão da insígnia espanhola, integram-se numa estratégia de reforço de posições no território português no primeiro semestre do ano pela insígnia espanhola, com mais de 10 aberturas e reaberturas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Lindt & Sprüngli abre nova loja no Freeport Lisboa Fashion Outlet

A marca de chocolates suíça Lindt & Sprüngli abriu a sua segunda loja em Lisboa. Localizada no Freeport Lisboa Fashion Outlet, a abertura assinala um marco importante no compromisso da empresa em reafirmar a sua presença no mercado português.

“Estamos entusiasmados por continuar a crescer no mercado português e especialmente, tão perto da capital. Na nossa loja outlet, não só oferecemos os deliciosos chocolates elaborados pelos nossos Mestres Chocolateiros Lindt, mas também proporcionamos uma experiência de compra única que só pode ser vivida nas nossas lojas, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos, como por exemplo, a Crema Gelata, ou as Cold Drinks, perfeitas para este momento do ano”, afirma Marcos Ponce, diretor da Lindt & Sprüngli em Portugal e Espanha.

Na nova loja, que conta com uma área de 70m2, os clientes podem encontrar a ilha Pick&Mix que exibe a mais ampla variedade de bombons Lindt, com mais de 40 sabores diferentes, como a gama Lindor ou Roulette. Além disso, a nova boutique apresenta o “Chocolate Bar”, um espaço que permite degustar a Crema Gelata e as requintadas Cold Drinks, preparadas no momento com a qualidade incomparável da Lindt.

Com esta abertura, a Lindt & Sprüngli conta agora com quatro lojas próprias em Portugal: duas em Lisboa e duas no Porto, elevando para 28 o número total de lojas Lindt & Sprüngli na Península Ibérica.

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Retalho

Auchan reforça combate ao desperdício alimentar

Produtos perto do fim do prazo de validade ganham espaço destacado nas lojas Auchan.

Desde janeiro que a Auchan colocou em prática o projeto piloto de reservar espaços em loja para os produtos que se aproximam do fim do prazo de validade.

Nestes espaços, devidamente identificados, estão expostos todos os artigos alimentares com data de validade próxima do fim e de venda em livre serviço. A oferta é diversificada, sublinha a retalhista em comunicado, e os consumidores podem encontrar produtos como iogurtes, saladas, refeições, carne e peixe embalado e ainda produtos de queijaria, charcutaria e produtos de mercearia. No que diz respeito ao preço, as reduções podem ir até aos 50%.

Com a implementação deste projeto, a Auchan reforça o seu objetivo de “preservar o planeta e promover hábitos de consumo mais sustentáveis nos lares portugueses”.

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Logística

Palletways Iberia renova certificação ISO 26000 CSR

A Palletways Iberia renovou pelo sexto ano consecutivo a certificação ISO 26000 CSR, reafirmando o compromisso com a consciência solidária, o respeito pelo ambiente e o combate às desigualdades sociais. 

Hipersuper

Em comunicado, a Palletways Iberia reafirma estar empenhada em ser um negócio sustentável, expressando este compromisso com a sociedade desde as suas origens através de diversas ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e alinhando as suas iniciativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. Tudo isto levou à renovação da certificação da empresa com a prestigiada norma ISO 26000, conquista que se mantém desde 2018.

“Somos uma empresa profundamente comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Por isso, para toda a equipa da Palletways, esta certificação representa orgulho e uma forma de retribuir à sociedade o que ela nos dá”, refere José Hernández, diretor de operações da Palletways Iberia, que antecipa os próximos desafios da empresa em termos de RSE: “o nosso objetivo é continuar a caminhar dia após dia para uma maior sustentabilidade, promovendo tanto o nosso compromisso social como o de todos os que fazem parte da Palletways Iberia.

“Estamos a realizar uma análise de materialidade e procuramos intensificar o nosso apoio aos grupos menos favorecidos, bem como melhorar a gestão dos nossos recursos para reduzir o impacto ambiental e a nossa pegada de carbono.”, acrescenta.

A certificação com a norma ISO 26000 representa para a Palletways Iberia  a consolidação de um projeto que reconhece os objetivos de sustentabilidade enraizados nos seus valores e na sua responsabilidade para com o ambiente e os grupos de interesse da sociedade.

Este selo junta-se a outros como a ISO 9001:2015: Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 45001:2018: Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; ISO 14064-1:2012: Pegada de Carbono. Da mesma forma, recebeu recentemente o prémio Lean & Green, liderado em Espanha pela AECOC, por ter reduzido a sua pegada de carbono em 20% nos últimos 5 anos e por se ter comprometido a fazê-lo novamente nos próximos cinco anos.

“Estas certificações confirmam que a Palletways Iberia assenta os seus alicerces num rigoroso controlo de processos e num elevado padrão de exigência, colocando-a como uma referência de excelência no sector”, conclui Hernández.

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Hipersuper

Exportação

AEP realiza missão empresarial aos EUA

A AEP está a acompanhar, entre 14 e 19 de julho, uma missão empresarial aos Estados Unidos da América, concretamente às cidades Nova Iorque e Boston.

Hipersuper

Inserida no âmbito do Projeto BOW (Business on the Way), a quinta missão empresarial da Associação Empresarial de Portugal (AEP) aos EUA conta com a participação de seis empresas portuguesas que terão a oportunidade “de compreender as necessidades emergentes do mercado norte-americano e identificar as diversas oportunidades oferecidas pelo país em vários setores de atividade”, adianta a organização num comunicado. No âmbito da missão empresarial, as empresas vão poder estabelecer contatos com entidades institucionais e empresas locais através de reuniões agendadas em Nova Iorque e Boston.

“Com uma economia sofisticada, competitiva e aberta ao exterior, os EUA são o principal importador e o segundo maior exportador mundial. O país possui ainda um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, oferecendo vastas oportunidades para as empresas portuguesas”, considera Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP, citado no comunicado.

AS empresas que integram esta missão são a Têxteis Domingos Almeida (têxteis-lar), Dune Bleue (criação, desenvolvimento e comercialização de meias técnicas), Fábrica de Tecidos do Carvalho (têxteis-lar), Mindol II (colchões), Void Software (Desenvolvimento de software e consultoria) e Cerâmica da Borralheira (indústria de cerâmica).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os EUA foram o quarto cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 6,8%, ocupando a 9ª posição ao nível das importações (2,1%). Ao longo do período 2019-2023, verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 16,7% e de 21,2% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável a Portugal, tendo apresentado um excedente de 2 983 milhões de euros em 2023.

Segundo a AIP, em 2023, o projeto BOW promoveu a participação de mais de 200 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 23 mercados distintos.

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Retalho

Campanha da Cruz Vermelha com insígnias alimentares permitiu dar 600 mil refeições

Pingo Doce, El Corte Inglés, Auchan, Mercadona e E.Leclerc são parceiros da iniciativa campanha Vale +

Hipersuper

Desde o lançamento, em 2021, a campanha Vale + da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) já permitiu doar 600 mil refeições a quem mais precisa.

A campanha está de regresso a 597 grandes superfícies de todo o país, entre 12 e 26 de julho, e tem como parceiros as insígnias Pingo Doce, El Corte Inglés, Auchan, Mercadona e E.Leclerc.

Neste período, será possível realizar uma doação em caixa, através da aquisição de vales monetários ou alimentares, que se traduzem em arroz, atum, esparguete, grão-de-bico e salsichas.

Nos fins de semana de 13 e 14, 20 e 21 de julho, realizam-se recolhas de bens de primeira necessidade em loja, com a presença de voluntários.

Na primeira campanha de 2024, realizada em março, o valor angariado tanto em vales como em produtos permitiu à CVP doar o equivalente a quase 149 mil refeições.

A Cruz Vermelha Portuguesa está presente em todo o território nacional, onde desenvolve programas sociais que proporcionam refeições dignas e equilibradas, auxiliando no pagamento de despesas básicas, como rendas de casa, luz, água e até despesas médicas.

“A Cruz Vermelha tem a ambição de fazer mais por todos, para construir um futuro mais digno e humano. Esta nova campanha do Vale + vai permitir reforçar a nossa capacidade de respostas sociais no terreno a famílias em situação vulnerável, pessoas em situação de sem abrigo, migrantes e refugiados”, explica o presidente da CVP, António Saraiva, apelando à participação de todos.

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Logística

Lusocargo anuncia parceria com operador logístico dos Países Baixos

A parceria vai permitir uma entrega mais frequente e fiável das mercadorias entre ambas as geografias europeias, destaca a Lusocargo.

Hipersuper

A Lusocargo criou uma parceria estratégica internacional com a empresa neerlandesa Van Duuren, que vai permitir ligar diretamente Portugal a todos os pontos dos Países Baixos.

“Esta novidade permite agora oferecer serviços logísticos e de transporte otimizados, assegurando uma entrega mais frequente e fiável das mercadorias entre ambas as geografias europeias”, destaca a empresa portuguesa num comunicado.

Os Países Baixos representam um importante hub de transporte e destacam-se pelo porto de Roterdão, o maior da Europa. “Constituem, desta forma, uma “placa giratória” do comércio europeu. Apenas entre janeiro e abril de 2024, as exportações portuguesas para este mercado representaram mais de 850 milhões de euros”, sublinha a Lusocargo.

Com a possibilidade de conexões diárias, tanto para Lisboa como do Porto, as importações e exportações que contarem com este serviço expresso de grupagem para transporte rodoviário de mercadorias “ficam disponíveis num portal de tracking, de acesso online e intuitivo”, informa, acrescentando que “a integração de tecnologias inovadoras vai permitir aumentar a eficiência operacional, reduzir os custos e melhorar a satisfação geral das empresas”.

“A expertise comprovada e recursos combinados reforçarão, sem dúvida, o relacionamento comercial contínuo e eficiente com os Países Baixos, um centro de distribuição de bens e capitais, especialmente da Ásia e EUA, que está no ‘top 10’ das exportações nacionais. Representa, dessa forma, um mercado essencial para todas as empresas que pretendem intensificar a sua internacionalização”, afirma João Silva, diretor geral da Lusocargo.

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