Consumo FMCG Homepage Newsletter

Austeridade afunda confiança dos consumidores

Por a 28 de Setembro de 2012 as 10:30

O clima económico e a confiança dos consumidores em Portugal tiveram uma quebra acentuada em Setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) caiu para -51,4 pontos. Depois de ter atingido um mínimo histórico em Janeiro (-57,1 pontos), a confiança dos consumidores vinha a melhorar sucessivamente todos os meses, mas voltou a cair em Setembro, mês em que o Governo anunciou novas medidas de austeridade para cumprir objectivos orçamentais.

“Os consumidores nunca estiveram tão pessimistas quando à sua capacidade de poupar nos próximos doze meses”, conclui o INE.

Clima económico

O indicador de clima económico, por sua vez, calculado através de inquéritos às empresas registou um valor de -4,2, interrompendo também uma melhoria que se prolongava desde Fevereiro.

Também o indicador de confiança dos serviços se afundou para mínimos históricos em Setembro, com a confiança dos empresários do sector a cair para -33,8 pontos.

*Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *