Distribuição Homepage Newsletter

Exportações para a China aceleram 53%

Por a 27 de Setembro de 2012 as 12:30

As exportações portuguesas para a China aumentaram 52,8% nos primeiros oito meses de 2012, evidenciando a “crescente atenção” das empresas do país ao mercado chinês, disse hoje à agência Lusa o embaixador português em Pequim, José Tadeu Soares.

 

Entre Janeiro e Agosto, as exportações portugueses para a China ultrapassaram mil milhões de dólares (778 milhões de euros), valor que em 2011 só foi atingido no final do ano, realçou o diplomata, citando as contas da Administração-geral das Alfândegas Chinesas.

As importações portuguesas da China, entretanto, diminuíram para 1,655 mil milhões de dólares (1,287 mil milhões de euros), menos 14,5% em relação aos primeiros oito meses do ano passado.

Segundo a mesma fonte, as exportações portuguesas para a China nos primeiros oito meses deste ano somaram 1,056 mil milhões de dólares (821,5 milhões de euros), mais 52,8% em relação a igual período de 2011.

“Há uma clara desaceleração das exportações chinesas e uma acentuada redução do nosso défice”, realçou também o embaixador português.

“Os números são animadores e mostram que as empresas portuguesas estão agora mais atentas à China”, acrescentou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *