Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Qual é o supermercado mais barato?

Por a 26 de Setembro de 2012 as 17:00

Os supermercados Jumbo são os que praticam os preços mais baixos entre os 593, espalhados por todo o País, que a DECO visitou, superando o Continente e o Ecomarché, revela a edição de Outubro da Proteste.

 

A associação de defesa dos consumidores recolheu e analisou quase 70 mil preços para três cabazes de compras: um com cem produtos que privilegia as marcas do fabricante e representa o consumo médio de uma família portuguesa, outro com 81 produtos para quem escolhe o mais barato e um terceiro com 58 produtos apenas de marca própria.

“Para todas as compras do cabaz 1, temos apenas um vencedor (…) dos preços mais baixos: isolado na liderança, o Jumbo, na Amadora, arrasa os Mosqueteiros e o Continente que brilharam no estudo anterior”, lê-se na publicação, que coloca o Jumbo em Vila Nova de Gaia na segunda posição e mantém a terceira posição do Jumbo em Rio Tinto.

O segundo lugar é partilhado pelas cadeias Continente, Modelo Continente, Pão de Açúcar e Pingo Doce, caindo o Continente Bom Dia para a terceira posição.

No cabaz 2, para quem escolhe o mais barato, a liderança do Jumbo faz-se acompanhar da Aldi, que regressa ao primeiro primeiro lugar, mantendo as lojas Continente o segundo lugar.

O Lidl, Continente Bom Dia e Ecomarché, colam-se ao topo.

No cabaz três, as diferenças de preços não são muitas: “As marcas próprias das cadeias praticam um nível de preços muito semelhantes”, conclui o estudo da associação, que destaca pela negativa os preços elevados da marca da cadeia Supercor, que são seis por cento mais caros do que os do Continente, do Continente Modelo e do Pingo Doce. O estudo da Deco conclui ainda que as compras online perderam este ano terreno face a 2011 e estão entre “as mais caras”.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *