Destaque Distribuição Homepage Newsletter

“Não é garantido que taxas mais baixas beneficiem consumidores”

Por a 26 de Setembro de 2012 as 11:16

O presidente da SIBS afirmou não ser garantido que, se os comerciantes pagarem menos taxas nas transacções com cartões de débito e crédito, os consumidores paguem menos também.

 

Vítor Bento, líder da gestora da rede nacional de cartões, falava ontem na comissão de Economia e Obras Públicas sobre o sistema de pagamentos electrónicos com cartões de débito e crédito, na sequência de um requerimento do PSD.

A audição teve lugar no mesmo dia em que decorreu o ‘Dia sem Cartões’, uma iniciativa organizada pelo Movimento Empresarial da Restauração (MER).

Em causa estão as acusações dos comerciantes que consideram estar a pagar taxas elevadas sobre as transacções com cartões.

Vítor Bento defendeu que o grupo que desenvolve actividades de processamento e soluções de pagamento não tem margem para reduzir as taxas.

Além da restauração, também os supermercados se queixam das elevadas taxas sobre a utilização de cartões.

A Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, foi a primeira cadeia a limitar a utilização dos cartões nas lojas: só permite pagamento a débito em compras acima de 20 euros. O grupo Auchan admitiu ao Diário Económico que não descarta uma medida semelhante a prazo.

 

 

 

 

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *