Bebidas Homepage Newsletter

Sumol+Compal reforça aposta na China

Por a 24 de Setembro de 2012 as 12:34

A Sumol+Compal, fabricante nacional de bebidas não-alcoólicas, espera vender cerca de 10 milhões de embalagens de sumo por ano na China continental até 2015, indicou à agência Lusa um quadro da empresa.

 

“Os nossos objectivos são mais elevados, mas a partir dos quinhentos contentores por ano, o mercado torna-se interessante”, disse o responsável da Sumol-Compal para a Ásia e Américas, Júlio Gomes. Um contentor tem 1.600 caixas de 12 embalagens.

Embora a empresa seja conhecida em Macau há uma década, só em 2008 começou a tentar implantar-se no resto da China, em particular em Xangai, Cantão, Pequim e outras grandes cidades.

“É um mercado muito atraente, devido à sua dimensão, e um mercado muito curioso em relação a tudo o que é estrangeiro, mas também difícil. A distribuição é um grande problema”, realçou.

Segundo Júlio Gomes, o consumo anual de sumos na China ronda os 15 mil milhões de litros (13 litros per capita), e mais de 80% das vendas são asseguradas por marcas locais, mais baratas que as importadas.

“Temos que ser muito persistentes e investir tempo para ganhar a confiança dos clientes. A primeira coisa é tentar perceber a cultura chinesa e, sem esquecer os nossos valores, tentar adaptar-nos à forma de funcionar dos chineses”. Desta forma, a Sumol+Compal contratou um agente chinês para acompanhar as operações da empresa na China.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *