Distribuição Homepage Newsletter

Marcas brancas lideram linear de arroz

Por a 19 de Setembro de 2012 as 12:40

As marcas da distribuição (MdD) detém uma quota de espaço de 22% no linear de arroz: é a única marca isolada a ocupar 1/4 do total do linear, revelam dados do serviço Precise, da Marktest.

 

“Na categoria arroz conclui-se que as MdD ocupam um lugar de destaque face à concorrência. Como marca isolada, tem um “share of shelf” muito superior relativamente a qualquer marca em todas as insígnias. As restantes marcas tem uma presença quase homogénea nas lojas Continente, Continente Modelo, E-Leclerc, Intermarché, Jumbo e Pão de Açúcar, sendo que a “marca” predominante nestas lojas é “Outras Marcas”, ao invés de marcas como Ceifeira, Saludães e 1º Preço. Nas insígnias Lidl, Minipreço e Pingo Doce, constata-se a ausência de algumas marcas e reforça-se o facto de a MdD deter a maior quota de espaço no linear”.

O segmento agulha, consoante a insígnia, tem um peso de 30 a 45% na categoria de arroz.

Também na categoria de massas, a MdD é predominante em todas as insígnias. A Milaneza lidera com 27% de quota de espaço de linear. As MdD e outras marcas representam, á semelhança de massas, o maior “share of space” da categoria. A Caçarola é a marca com menor presença. “Milaneza regista uma forte presença nos supermercados. A Garofalo tem uma quota de espaço de linear maior que a Nacional, para o mesmo canal. Ainda que seja a marca com menos “share of space”, a Caçarola tem uma presença homogénea nos três canais. Nos hipermercados, o crescimento de 1º preço faz com que esta “marca” se aproxime da Nacional. Pode concluir-se que, na sua globalidade, para categoria Massas, a MdD é a marca predominante em quase todas as insígnias”.

O esparguete representa um “share of shelf” de 24% na categoria de massas.

Na categoria de mercearia seca, a massa ocupa maior quota de espaço de linear (29%) do que o arroz (24%). É assim na grande maioria das insígnias, excepto no Lidl e no Pingo Doce, onde o “share of space” dos dois segmentos é muito próximo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *