Marcas brancas lideram linear de arroz
Conheça as marcas que mais se destacam nos lineares de arroz e massa dos super e hipermercados
Rita Gonçalves
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
As marcas da distribuição (MdD) detém uma quota de espaço de 22% no linear de arroz: é a única marca isolada a ocupar 1/4 do total do linear, revelam dados do serviço Precise, da Marktest.
“Na categoria arroz conclui-se que as MdD ocupam um lugar de destaque face à concorrência. Como marca isolada, tem um “share of shelf” muito superior relativamente a qualquer marca em todas as insígnias. As restantes marcas tem uma presença quase homogénea nas lojas Continente, Continente Modelo, E-Leclerc, Intermarché, Jumbo e Pão de Açúcar, sendo que a “marca” predominante nestas lojas é “Outras Marcas”, ao invés de marcas como Ceifeira, Saludães e 1º Preço. Nas insígnias Lidl, Minipreço e Pingo Doce, constata-se a ausência de algumas marcas e reforça-se o facto de a MdD deter a maior quota de espaço no linear”.
O segmento agulha, consoante a insígnia, tem um peso de 30 a 45% na categoria de arroz.
Também na categoria de massas, a MdD é predominante em todas as insígnias. A Milaneza lidera com 27% de quota de espaço de linear. As MdD e outras marcas representam, á semelhança de massas, o maior “share of space” da categoria. A Caçarola é a marca com menor presença. “Milaneza regista uma forte presença nos supermercados. A Garofalo tem uma quota de espaço de linear maior que a Nacional, para o mesmo canal. Ainda que seja a marca com menos “share of space”, a Caçarola tem uma presença homogénea nos três canais. Nos hipermercados, o crescimento de 1º preço faz com que esta “marca” se aproxime da Nacional. Pode concluir-se que, na sua globalidade, para categoria Massas, a MdD é a marca predominante em quase todas as insígnias”.
O esparguete representa um “share of shelf” de 24% na categoria de massas.
Na categoria de mercearia seca, a massa ocupa maior quota de espaço de linear (29%) do que o arroz (24%). É assim na grande maioria das insígnias, excepto no Lidl e no Pingo Doce, onde o “share of space” dos dois segmentos é muito próximo.