Ikea duplica aberturas até 2020
A um ano de abandonar a liderança da IKEA, Mikael Ohlsson revela detalhes sobre o plano de expansão da cadeia

Rita Gonçalves
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A IKEA estima duplicar o número de aberturas de novos estabelecimentos até 2020.
O objectivo da cadeia de origem sueca é duplicar a presença nos EUA mas também nos mercados em crescimento rápido, como a China.
“Estamos a aumentar a produção nos EUA e à procura de fornecedores que partilhem da visão estratégica da IKEA”, disse o presidente da multinacional em entrevista ao ‘The Wall Street Journal’, após o anúncio de que abandonaria a liderança empresa no próximo ano.
Mikael Ohlsson estima que inaugurem entre 20 a 25 novos pontos de venda, em comparação com as entre 6 a 12 que se registam anualmente, criando entre 6 mil e 12,5 mil postos de trabalho por ano.
O plano de expansão prevê um investimento entre 1,5 e 2,5 mil milhões de euros a partir de 2014.
“Cada investimento representa um investimento entre 60 a 100 milhões de euros e cria entre 300 a 500 postos de trabalho”, revela o presidente da IKEA, acrescentando que as primeiras lojas deverão abrir na Croácia e Sérvia em 2013.
Aumentar a quota de mercado nos EUA, onde detém entre 2 a 3% de participação, é um dos objectivos da cadeia retalhista dedicada ao mobiliário e à decoração do lar. Na Suécia, o país de origem da IKEA, a empresa detém 30% de quota. Para isso, a empresa está a baixar os preços nos EUA, apesar da subida dos custos de produção, que pretende compensar através da eliminação de custos desnecessários”.
Por outro lado, Ohlsson prevê triplicar a taxa de expansão na China este ano em relação a 2011 e espera abrir em breve a primeira loja da Coreia do Sul em anos. Espera ainda abrir erguer o primeiro estabelecimento da Índia, operação que aguarda luz verde do Governo do país.