Linde reforça segurança no armazém
O novo sistema de vigilância da área traseira da Linde visa evitar acidentes durante a movimentação em marcha atrás. Saiba como funciona

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Linde Material Handling apresentou o Avisador de Obstáculos Green-Sight, um sistema de vigilância da área traseira, que visa evitar acidentes durante a movimentação em marcha atrás dos empilhadores.
Este sistema – que pode ser adquirir opcionalmente – alerta o operador para a presença de objectos ou obstáculos na área de vigilância através de sinais de aviso ópticos e acústicos na cabina.
Além disso, o sistema reduz automaticamente a velocidade de deslocamento do veículo perante situações de perigo iminente.
O Avisador de Obstáculos é composto por duas unidades com seis sensores cada, integrados na parte traseira do empilhador, e ainda uma unidade de controlo central com emissores de sinais ópticos e acústicos. As unidades de sensores fazem um varrimento digital da área traseira do veículo, semelhante ao sistema de estacionamento assistido dos automóveis.
Com alcance até nove metros, divide o espaço em três zonas, cujas dimensões podem ser ajustadas individualmente pelo técnico de serviço segundo as necessidades.
O objectivo destas três zonas é avisar antecipadamente o operador sobre colisões iminentes com objectos ou pessoas. A zona 1 actua como zona de alerta prévio, se o sistema detecta um obstáculo nesta área, as luzes piloto LED na cabina começam a piscar em amarelo, ao mesmo tempo que é emitido um aviso acústico. A zona 2 é a zona de alerta principal, e aqui os LED piscam a vermelho e o aviso acústico toca em intervalos mais curtos. Na zona 3 — a zona de colisão — os LED vermelhos estão iluminados de forma permanente e o aviso acústico toca ininterruptamente.