Distribuição Homepage Newsletter

Governo prevê recessão de 1% em 2013

Por a 11 de Setembro de 2012 as 19:20

A economia portuguesa vai voltar a encolher no próximo ano, segundo o cenário macroeconómico revisto pelo Governo e pela ‘troika’ apresentado pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

 

Numa conferência de imprensa, Gaspar disse que o Produto Interno Bruto (PIB) deverá reduzir-se 3% este ano e 1% em 2013. Nas suas previsões anteriores, o Executivo projectava uma ligeira retoma de 0,3% para o próximo ano.

“O cenário macroeconómico acordado [com a ‘troika’] manteve inalteradas as projecções para a actividade económica em 2012”, ou seja, uma contracção de “cerca de 3%”, disse Gaspar.

“Contudo, as conclusões [da quinta revisão do memorando] incluem uma deterioração significativa das perspectivas de evolução económica para 2013. O PIB foi revisto em baixa. Projecta-se agora uma contracção de 1 por cento em média anual para 2013”, anunciou o ministro.

Caso esta previsão se concretize, será o terceiro ano consecutivo de quebra do PIB, uma recessão sem precedentes na história da democracia portuguesa. Significará também que, entre 2009 e 2014, só num ano (2010) se terá registado crescimento da economia.

Gaspar disse ainda que, apesar desta degradação da economia, as previsões para o desemprego se mantêm – uma taxa de 15,5% da população activa este ano, 16% no próximo.

Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *