P&R: “Adagio manteve as quotas de mercado estáveis no 1º. semestre”
O lançamento de uma gama de iogurtes extra-líquidos foi o pretexto para uma conversa com a gestora de produto da marca, Catarina Monteiro. Conheça a estratégia da mais recente aposta de Lactogal

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
“Apesar de árduos, os primeiros seis meses de 2012 permitiram confirmar aquilo que já sabíamos. Adagio é uma marca de consumidores fiéis e que, mesmo num contexto de crise, consegue manter as suas quotas de mercado bastante estáveis”, garante em entrevista ao Hipersuper Catarina Monteiro, Gestora de Produto
Caipirinha e baobá cooler são os novos líquidos da Adagio. Em que circunstâncias nasceu esta proposta exótica?
O lançamento de Adagio Momentos Refrescantes cumpre os critérios de ousadia e originalidade presentes no ADN da marca. Alicerçada na qualidade dos produtos, na constante busca de novas variedades e na investigação de produtos que vão ao encontro das mais exigentes necessidades dos consumidores actuais, Adagio afirma-se pela diferente forma de estar, tendo por missão dar resposta ao consumidor que procura no iogurte algo diferente da oferta standard do mercado.
Mais do que exótica, é uma proposta refrescante e com uma textura muito líquida. Até aqui Adagio pautou a oferta por iogurtes com polpa de fruta e com uma textura muito cremosa, mas chegou a altura de conquistar os consumidores que procuravam um iogurte mais líquido, extremamente fluido e que valorizam a diferenciação e a ousadia na escolha das variedades.
Foi baseada nalgum estudo de mercado?
Este lançamento foi motivado pelas solicitações dos consumidores, que pediam à marca uma nova textura, um iogurte extra líquido. Optamos por escolher variedades com poder refrescante, capazes de se tornarem os iogurtes do momento.
Adagio Caipirinha é uma proposta extra líquida e muito fresca onde naturalmente se sente o forte sabor da lima e onde o álcool, pelas razões óbvias, não tem lugar. Igualmente fresco e fluido, Baobá Cooler é um cocktail de sabores que junta melão e limão a um fruto de origem africana, resultando numa bebida para refrescar os dias mais quentes.
Qual o público-alvo das novas propostas?
Com os novos lançamentos pretendemos impactar consumidores que privilegiam um iogurte com uma textura fluída, mas que não dispensam qualidade, originalidade e ousadia a que a marca Adagio já os habituou.
São produtos que acreditamos agradar a todas a idades, apesar de termos optado por direccionar a nossa comunicação para um target mais jovem.
Como correu o primeiro semestre para a marca?
A categoria de Iogurtes apresenta uma retracção de consumo (-6,4% em YTD, em volume). Em valor o decréscimo, de 3%, só não é mais acentuado em virtude das acções de desconto, agressivas e recorrentes, não reflectidas em preço. Apesar de árduos, os primeiros seis meses de 2012 permitiram confirmar aquilo que já sabíamos. Adagio é uma marca de consumidores fiéis e que, mesmo num contexto de crise, consegue manter as suas quotas de mercado bastante estáveis. Apesar do crescente peso das Marcas da Distribuição, a proposta Adagio, terá sempre um lugar pela inovação e valor que coloca no mercado.
Que medidas têm tomado para combater a recessão no consumo?
A marca mantém a aposta no que a torna de facto distinta e que justifica que o consumidor mantenha a fidelidade de sempre: inovação acompanhada de padrões de qualidade e de excelência. Procurámos ainda surpreender com uma dinâmica promocional atraente e mais visível e aumentar a proximidade da marca com o consumidor: pelo tom de comunicação, por novos formatos de activação e pela aposta na dinamização das redes sociais.
Em 2012, Adagio apresenta um plano integrado e abrangente para chegar ao consumidor, que ultrapassa as acções promocionais no ponto de venda. Para uma marca que pretende crescer é fundamental impactar o consumidor e promover a experimentação.