Distribuição Homepage Newsletter

Wal-Mart testa sistema de compras com telemóvel

Por a 6 de Setembro de 2012 as 12:05

A maior cadeia retalhista do Mundo Wal-Mart está testar um novo sistema de pagamento que permite aos consumidores utilizarem os telemóveis para fazer o “scan” dos produtos na loja e pagar os artigos num quiosque auto-serviço, evitando as paragens nas filas de espera nas caixas de saída.

 

Ou seja, o novo serviço não permite aos consumidores pagarem as compras com o telefone, mas permite efectuar o scan dos produtos evitando as tradicionais caixas de saída.

O serviço funciona através de uma aplicação, denominada “Scan and Go”, e traduz o esforço da retalhista para reduzir as longas filas de espera para pagar as compras.

Segundo a Wal-Mart, o novo sistema de pagamento pode permitir poupanças de 12 milhões de dólares por cada segundo que possa retirar ao processo de pagamento nos EUA.

Caso o projecto corra dentro das expectativas, a cadeia de supermercados planeia instalar mais quiosques de auto-serviço, onde os consumidores podem fazer o “scan” e pagar os produtos sem recorrer à ajuda de um funcionário. Actualmente, cerca de 1.600 das mais de 4.500 que a multinacional detém nos EUA têm quiosques de auto-serviço.

Alguns analistas já defenderam que este sistema de digitalização de produtos nos corredores da loja pode funcionar como um programa de fidelidade que não emite cartões de desconto para os clientes mas recolhe de dados sobre os hábitos de compra.

Saber o que compram os consumidores e quanto tempo estão dentro das lojas, permite à retalhista enviar em tempo real cupões de desconto competitivos para os telemóveis dos consumidores quando estão dentro das lojas.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *