Consumo FMCG Homepage Newsletter

Smartphones representam 42% das vendas de telemóveis

Por a 4 de Setembro de 2012 as 19:37

Um total de 1,08 milhões de unidades de telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período do ano passado, revela o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”.

 

Por mês foram vendidos menos 96 mil telefones por mês, “a maior queda registada em períodos homólogos”.

Durante o trimestre, foram comercializados 623 mil unidades de telefones tradicionais, menos 37%, e 457 mil smartphones, mais 37% face ao período homólogo. O segmento dos smartphones representou 42% das vendas totais do trimestre.

“O segundo trimestre continuou a ser afectado pela forte contracção da procura em virtude da deterioração da economia portuguesa. Apesar da queda verificada, que afectou a maioria dos fabricantes, a quota de mercado da Samsung continua a crescer no segmento dos smartphones. A gama de produtos Galaxy continua a ser um caso de sucesso em toda a Europa, ao qual os consumidores portugueses não têm sido indiferentes”, afirma Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.

Verifica-se também que, à semelhança do que aconteceu na Europa, os rumores de lançamento de vários modelos dos principais fabricantes, previstos para o terceiro trimestre, têm contribuído para que muitos consumidores adiem a intenção de compra de smartphones. Uma tendência que afectou principalmente a alta gama do mercado.

Samsung lidera mercado

Em Portugal, a quota de mercado da Samsung continua a crescer, sobretudo devido ao desempenho da gama de produtos Android. “O fabricante coreano tem conseguido dominar a alta gama, na qual só encontra concorrência por parte do iPhone da Apple. Contudo, são os produtos de média gama que registam as maiores vendas. O domínio do sistema operativo Android é também uma das características a destacar no período analisado. As vendas totais do sistema operativo alcançaram 338 mil unidades, ou seja, 74% das vendas totais de smartphones em Portugal, o que corresponde a um crescimento de 37% face ao período homólogo”.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *