Estudo revela potencial dos transportes públicos como veículo publicitário
As marcas podem tirar partido dos tempos de espera e de utilização dos transportes públicos para captar a atenção e comunicar de forma mais interactiva, conclui o estudo da Equação Lógica

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Um total de 40% dos habitantes da região de Lisboa, Santarém e Setúbal, deslocam-se para o trabalho de transportes públicos, sobretudo autocarro e metro, por não possuírem outro meio de deslocação, segundo um estudo concebido pela Equação Lógica.
“Estes resultados revelam a grande importância dos transportes públicos como meio de comunicação para as marcas na região de Lisboa. As marcas podem tirar vantagem dos tempos de espera e de utilização dos transportes públicos para captar a atenção e comunicar de forma mais interactiva e inovadora. Numa relação win-win, as marcas podem também melhorar a experiência dos utilizadores nos seus trajectos, reduzindo a percepção do tempo de espera e de chegada ao destino e aumentando a sensação de conforto”, conclui o estudo.
A marca de combustível usada é outro tema abordado neste estudo. Em média, os entrevistados usam 1.9 marcas de combustível. “No entanto, a maioria abastece habitualmente na Galp, seguindo-se a BP e a Repsol. Jumbo surge em 4º lugar, sendo a marca de combustível dos distribuidores mais presente nos lares”.
Ficha Técnica
Foram realizadas 358 entrevistas junto de indivíduos residentes no distrito de Lisboa, Setúbal e Santarém dos 18-70 anos, de todas as classes sociais e ambos os sexos. O questionário semi-estruturado foi aplicado pela rede entrevistadores da Equação Lógica. A recolha dos dados decorreu entre 5 e 26 de Julho de 2012. Neste estudo foram aplicadas quotas de sexo, idade, região e classe social de acordo com a população.