FMCG Homepage Marcas Newsletter

Ministra: ASAE com menor “participação” na fiscalização alimentar

Por a 30 de Julho de 2012 as 15:55

Depois de o Inspector-Geral da ASAE, António Nunes, assumir em declarações à Lusa que a Direcção-Geral de Veterinária deixou de solicitar amostras para controlar os alimentos, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse na comissão parlamentar de Agricultura e Mar dedicada à Politica Agrícola Comum (PAC) que é direcção-geral de Veterinário que faz desde o início deste ano a recolha de amostras de alimentos que antes era feita pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

 

António Nunes garante, no entanto, que as acções de fiscalização aos produtos vendidos directamente ao público se mantêm, como hambúrgueres, chouriço, carne picada, leite ou ovos que estão nos pontos de venda.

A ASAE “tem vindo a desenvolver a sua actividade no corrente ano exactamente nos mesmos moldes que fez nos anos anteriores”, afirmou à Lusa.

“Não existe nenhum problema para a saúde pública. Os alimentos estão a ser analisados e a saúde dos portugueses não está em risco, apesar de ter sido reduzida a participação da ASAE” em termos de fiscalização alimentar, afirmou Assunção Cristas na comissão parlamentar de Agricultura e Mar dedicada à Politica Agrícola Comum (PAC).

A ministra admitiu que desde o início deste ano a ASAE deixou de recolher as amostras de alimentos, como as de carne à saída dos matadouros, antes de chegar aos pontos de venda, mas explicou que esta alteração não prejudica ou põe em causa a segurança alimentar.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *