Destaque Distribuição Entrevista Homepage Newsletter

Entrevista: “A rede de promoções MYGON conta já 500 comerciantes”

Por a 16 de Julho de 2012 as 21:41

Entrevista a Ricardo Vilares, Co-fundador da MYGON

 

Na nova plataforma de promoções diárias MYGON as ofertas são em tempo real. “Não são vouchers. Lançamos centenas de ofertas para serem consumidas no próprio dia”, explica em entrevista ao Hipersuper Ricardo Vilares, Co-fundador da MYGON, acrescentando que os utilizadores só pagam a oferta quando a utilizam

 

 

 

O que é a MYGON?

A MYGON é uma plataforma de ofertas em tempo real, disponível para smartphones e website, que permite aos seus utilizadores terem acesso, de forma não invasiva e gratuita, a centenas de promoções para consumir no próprio dia, de acordo com as suas preferências e ordenadas por distância do local onde se encontram.

Como nasceu o projecto?

A ideia surgiu com o intuito de corrigir diversas falhas encontradas no mercado das promoções diárias. Ao nível dos utilizadores verificava-se uma saturação face ao bombardeamento de e-mails a anunciar promoções que provavelmente nem lhe interessavam, longe do sítio onde se encontravam, e face ao pagamento de vouchers pré-pagos que só poderiam ser usufruídos passado uns meses. A nível dos comerciantes, não existia nenhuma solução que permitisse atrair clientes realmente quando precisam e cobrasse uma comissão baixa que fosse justa.

Com a MYGON estas falhas foram dissipadas e os consumidores podem actualmente desfrutar de centenas de ofertas atractivas para consumir no próprio dia, ordenadas por distância do sítio onde se encontram, que correspondem aos seus gostos pessoais e só pagam na altura em que desfrutam.

Qual o investimento feito na sua criação?

O investimento feito anda à volta dos 150 mil euros.

O que a distingue dos sites de compras colectivas?

Para o utilizador existem três diferenças principais: as nossas ofertas são em tempo real e não vouchers, isto é, todos os dias temos centenas de ofertas para serem consumidas no próprio dia; Os utilizadores não são inundados com e-mails ou sms com promoções que nem sempre lhes interessam, com a MYGON as ofertas são apresentadas de acordo com as suas preferências e ordenadas por distância do local onde se encontram; Por último, os utilizadores podem fazer a reserva através das nossas plataformas, não tendo de se preocupar em ligar para o comerciante para fazer a marcação e não têm de pagar a promoção em antecipado, pagando apenas na altura em que desfrutam da oferta.

Quais as vantagens do serviço para os comerciantes?

Para os comerciantes, há de facto uma série de vantagens, tais como: tratar-se de uma ferramenta simples, barata, sem custos de inscrição, sem custos fixos e pagando apenas 1 euro por cada cliente efectivamente angariado; permite atrair clientes em alturas mais críticas (períodos de pouco fluxo, escoar stocks, entre outros), através da publicação de promoções para horários ou dias previamente agendados ou promoções de último minuto; Por um lado, possibilita ter mais margem de lucro e, por outro, oferecer promoções mais apelativas aos utilizadores; Além isso, permitir, em menos de 10 segundos, colocar uma promoção online de último minuto para compensar desmarcações de clientes inesperadas ou tentar encher, por exemplo os últimos lugares para um espectáculo prestes a começar mas que ainda tem lugares disponíveis.

Que requisitos necessitam de ter os comerciantes para aceder à plataforma? Qual o investimento que têm de fazer?

Antes de publicarmos qualquer comerciante na nossa plataforma, fazemos um controlo para aprovar a qualidade do mesmo, mas não existe um requisito específico que tenha de cumprir.

Como estamos numa etapa inicial do projecto, nesta fase oferecemos aos comerciantes um bónus inicial para testar a MYGON de forma gratuita e sem qualquer tipo de compromissos.

Quantos comerciantes tê na rede? São comerciantes de bens de consumo?

Sim, são mais de 500 comerciantes. Temos principalmente bens perecíveis, como cupcakes, ou floristas mas também bastantes lojas de roupa.

Os serviços disponíveis abrangem todo o território nacional?

Sim, a MYGON está presente de Norte a Sul do País.

Estes comerciantes operam maioritariamente em que áreas de actividade?

Temos comerciantes em diversas áreas de actividade, mas maioritariamente na restauração, saúde e beleza e actividades.

Ambicionam internacionalizar o projecto? Quais os países com maior potencial?

Sim, neste momento estamos apenas em Portugal, onde estamos ainda a afinar o conceito, contudo o objectivo é fazer uma rápida internacionalização do projecto. Em termos de países com mais potencial, estes, são os países onde a penetração de smartphones é maior, como é o caso dos Estados Unidos ou Inglaterra, mas, Espanha por estar aqui ao lado e possuir também uma elevada taxa de penetração de smartphones e o Brasil pelas fortes taxas de crescimento que apresenta, também são mercados com bastante potencial para uma expansão internacional.

Quais são os produtos e serviços mais vendidos?

As áreas que têm tido mais procura são a de restauração e saúde e beleza.

Quanto estimam facturar este ano?

Visto sermos uma empresa de internet/mobile que assenta num modelo de negócios com uma forte componente de viralidade, as previsões que temos são bastante ambiciosas mas, por enquanto, prefiro não divulgar este valor.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *