Homepage Logística Newsletter

Guia em português sobre Etiqueta Logística da GS1

Por a 11 de Julho de 2012 as 18:13

A GS1 Portugal lançou a versão portuguesa do documento STILL (Standard International Logistic Label), produzido pela GS1 Internacional em 2008.

 

O objectivo é ajudar os transportadores e prestadores de serviços logísticos nacionais a gerirem de forma mais eficiente os processos de transporte e logística, explica a organização que introduziu os códigos de barras no Mundo há 38 anos.

No documento, a GS1, recomenda a utilização de normas globais para a identificação e codificação da informação comercial.

“Uma das tendências actuais é a utilização de soluções proprietárias ou não normalizadas, que causam ineficiências entre os interfaces dos expedidores e dos destinatários quando os bens se movimentam pela cadeia de abastecimento”, sublinha Filipe Esteves, técnico de Inovação e Standards da GS1 Portugal, acrescentando que essas ineficiências se traduzem em comunicações ineficazes e acréscimo de custos e de tempo na realização de inventários e na expedição dos produtos.

 

Rastreabilidade e controlo

Para a localização global de cada unidade logística na cadeia de abastecimento, a GS1 recomenda a utilização do Serial Shipping Container Code (SSCC) – o Identificador-chave GS1 para a codificação das informações comerciais das unidades logísticas (como paletes e caixas de transporte) e que permite a rastreabilidade e controlo dos processos de encomenda, entrega e recepção automática dessas unidades.

“A partir desta chave podemos, por exemplo, rastrear a informação sobre o lote e o prazo de validade do produto, as notas e os números de encomenda e o número de rota”.

Construída a chave, é possível codificá-la em Códigos de Barras GS1-128 e integrá-la na Etiqueta Logística GS1, permitindo assim que a informação seja compreendida e capturada em qualquer ponto da cadeia de abastecimento, por qualquer parceiro comercial e em qualquer país. Além disso, a informação comercial “pode ser partilhada através de mensagens electrónicas EDI (Electronic Data Interchange), de forma segura e rápida”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *