FMCG Homepage Marcas Newsletter

CiB defende cultura de trangénicos para aumentar produtividade e exportação

Por a 10 de Julho de 2012 as 14:42

Um total de 160 milhões de hectares foram cultivados no Mundo com variedades transgénicas no ano passado, concluiu o II Encontro de Biotecnologia e Agricultura, que teve lugar a 5 de Julho, em Coimbra.

 

A cifra corresponde a quase 10% da área arável mundial disponível. As variedades genéticas foram utilizadas por 16,7 milhões de agricultores, dos quais 90% são pequenos produtores dos países em desenvolvimento.

“A utilização de variedades trangénicas nos modos de cultivo integrado e biológico contribuiria para uma melhoria da quantidade e da qualidade da produção. Só as restrições ideológicas impedem que estas variedades sejam utilizadas nestes modos de cultivo”, sublinha o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia de Portugal.

“É muito negativo que a Europa continue a impedir os agricultores de utilizarem estas variedades. Os entraves à adopção desta tecnologia devem-se a questões políticas e económicas e não a questões de segurança ou científicas. A impossibilidade de os agricultores portugueses utilizarem estas variedades coloca-os numa situação desfavorável quer do ponto de vista da melhoria da produtividade quer da competição no mercado global. Numa altura em que é necessário produzir mais para suprir as necessidades do país e se possível exportar, não utilizar as melhores opções é um risco inaceitável e coloca os agricultores portugueses numa situação insustentável”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *