Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Alqueva vai produzir hortofrutícolas para a Distribuição

Por a 10 de Julho de 2012 as 11:03

A região do Alqueva vai produzir produtos hortofrutícolas directamente para as cadeias de Distribuição.

 

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva desenvolveram uma parceria com o propósito de “reduzir as importações num sector em que Portugal está ainda longe da auto-suficiência na grande maioria dos produtos”, explica um comunicado da APED.

Para a Associação, a região do Alqueva “representa um enorme potencial produtivo, desde logo pelas suas características climáticas e extensa zona de regadio, 120 mil hectares no total, proporcionada pela barragem do Alqueva. Nesta zona poderão ser produzidos produtos como a batata, o alho, a cenoura, a romã, a amêndoa e a cebola, nos quais Portugal não é auto-suficiente”.

“Esta é uma oportunidade de excelência para o estabelecimento de parcerias sustentáveis entre produtores nacionais e distribuição, com enorme relevância nos diferentes sectores da economia, nomeadamente através do crescimento do consumo de produtos genuinamente nacionais”, afirmou Ana Trigo Morais, directora-geral da APED.

João Basto, presidente do conselho de administração da EDIA, declara, por sua vez, que “o primeiro encontro de trabalho promovido pela EDIA e APED insere-se numa estratégia global de valorização da componente agrícola do Alqueva e das suas virtudes competitivas, únicas a nível nacional. A promoção e rentabilização do projecto Alqueva são prioridades claras da estratégia que a empresa assumiu, de forma concertada com as estruturas representativas da produção. Nesse sentido, consideramos decisiva a convergência entre a produção e o consumidor através da distribuição, numa lógica de valorização da cadeia agro-alimentar”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *