Destaque FMCG Homepage Newsletter Vinhos

China é o 5º. maior consumidor mundial de vinho

Por a 29 de Junho de 2012 as 21:35

Conhecer a realidade da Região Demarcada do Douro e dos vinhos aí produzidos foi o principal objectivo da visita da delegação oficial chinesa, chefiada pelo vice-governador da província de Liaoning, no Nordeste da China, realizada hoje ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

 

A delegação, que integrou cientistas da Universidade de Dalian e da Universidade de Shenyang, foi recebida por Manuel Novaes Cabral, presidente do IVDP, e teve como especial interesse o contacto com as estruturas técnicas de certificação da Denominação de Origem Porto e Douro, concretamente o laboratório e a câmara de provadores.

No IVDP, a delegação chinesa teve oportunidade de conhecer o exigente sistema de controlo de qualidade dos vinhos, as metodologias analíticas mais inovadoras, assim como o rigor e a sofisticação com que a câmara de provadores exerce funções.

Foi celebrado um Protocolo de Cooperação Científica entre o Instituto Nacional da Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Shenyang, prova da relevância que o sector assume nas relações China-Portugal.

 

China no Top 10 dos maiores produtores

A China é o quinto maior consumidor mundial de vinho, com 17 milhões de hectolitros anuais.

Segundo dados recentes da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a China tem vindo a crescer no panorama vitivinícola mundial, registando desde 2000 um crescimento da superfície de vinha de 87% e uma produção de vinho de cerca de 13 milhões de hectolitros. Este crescimento posiciona a China no top dez dos países produtores de vinho, com uma taxa de crescimento de seis por cento, em média, nos últimos cinco anos.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *