Pingo Doce corta publicidade em 88% em Maio
Em Maio, o investimento publicitário do Pingo Doce foi 88,6% inferior ao de Abril e 76,5% face ao mesmo mês de 2011

Hipersuper
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Em Maio, o investimento publicitário do Pingo Doce foi 88,6% inferior ao de Abril e 76,5% face ao mesmo mês de 2011.
Segundo avança o Negócios, a preços de tabela, o investimento ficou nos 600 mil euros (dados MediaMonitor trabalhados pela Carat).
Recorde-se que no feriado de 1 de Maio, a cadeia de supermercados implementou a promoção de 50% de desconto nas compras superiores a cem euros, que provocou uma massiva cobertura mediática, prolongada pela polémica nas semanas seguintes.
Em contrapartida, no mesmo período o concorrente Continente aumentou a presença publicitária em 62,5%, para 18,6 milhões de euros, a preços de tabela, face a Abril.
Esta comparação tem apenas em conta a publicidade directamente associada às cadeias de supermercados, excluindo promoção de eventos (Mega Pic Nic) ou outras empresas do grupo (Book.it e Continente Mobile). Em termos globais, o esforço da empresa Continente em Maio chegou aos 21,3 milhões de euros, quando no mesmo mês de 2011 tinha ficado pelos 9,6 milhões.
A Kantar Worldpanel também divulgou recentemente alguns números sobre a promoção, referindo que foi aproveitada por mais de 183 mil lares portugueses e que mais de 275 mil pessoas acorreram aos supermercados Pingo Doce a 1 de Maio. As visitas repercutiram-se, inevitavelmente, nas vendas.
“Analisando todo o mês de Maio, e não apenas o dia 1, vemos um crescimento do Pingo Doce relativamente ao mês anterior, na generalidade dos indicadores. Analisando a quadrisemana P4 versus P5 [Maio versus Abril], concluímos um crescimento da quota de mercado, relativa ao valor consumido pelos Lares de Portugal Continental, de 5,8%, ou seja um crescimento em quota superior a 32%”, descreveu a Kantar.
Por Rui Oliveira Marques – Meios&Publicidade