Bebidas Homepage Newsletter

Caves de São Domingos lança aguardente velha Essência

Por a 22 de Junho de 2012 as 12:58

Para homenagear o percurso das Caves do Solar de São Domingos na elaboração e envelhecimento de aguardentes, a adega seleccionou criteriosamente uma aguardente de qualidade “ímpar”, mantida em cave por longos anos, sob atenta vigilância de quem acompanha, há mais de 45 anos, a produção dos aguardentes São Domingos: o “Master Blender” Abílio Santos. E assim nasce a São Domingos Essência.

 

A destilação das aguardentes São Domingos iniciou-se com Alberto Fernandes, homem da terra com muita perícia e arte na destilação.

Para aquecer a caldeira, onde fervia o vinho, apenas usava madeira de medronheiro, oriunda da zona de Algeriz, Parada e Saidinho, por considerar ser a melhor para garantir maior rendimento ao processo e maior qualidade às aguardentes.

A partir de 1968, os vinhos para destilar começaram a ser minuciosamente seleccionados por Mário Pato, que controlava a compra aos vários produtores da região.

Os vinhos eram imediatamente destilados, antes da ocorrência da fermentação malolática, e com baixíssima acidez volátil.

Após destilação, a aguardente com cerca de 70% vol., era armazenada em cascos de carvalho francês Limousin de 250L, posterior e gradualmente desdobrada, utilizando apenas água de uma fonte natural localizada no concelho de Penacova.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *