Promoção de shoppings em alta nos países emergentes
A promoção de centros comerciais a nível global prossegue a passos largos, em grande parte nos mercados emergentes, conclui um estudo da CBRE
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Rita Gonçalves
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A promoção de centros comerciais a nível global prossegue a passos largos, com o aumento das populações de classe média e a expansão do sector de retalho a gerarem níveis sem precedentes de construção e novas aberturas, em grande parte nos mercados emergentes, conclui um estudo da consultora imobiliária global CBRE.
A CBRE mediu os níveis de promoção de centros comerciais em 180 das principais cidades mundiais para identificar os mercados mais activos, tanto em termos dos projectos concluídos em 2011, como a nível do espaço presentemente em construção.
O estudo constatou que a actividade de promoção imobiliária alcançou níveis significativos, com 29,6 milhões de metros quadrados em construção, o que equivale à totalidade do espaço combinado existente em França, Reino Unido e Alemanha. Quanto a novos espaços, abriu uma área equivalente a 7,8 milhões de metros quadrados em 2011.
Em Portugal, à parte do comércio de rua nas localizações prime, o mercado de retalho “está bastante retraído. Longe vão os tempos em que abriam mais de uma dezena de empreendimentos comerciais por ano. Em 2010, a oferta de novos complexos atingiu o mínimo histórico e 2011 também ficou muito aquém da média registada na última década”. Para 2012, não se prevê qualquer abertura e os projectos que estão actualmente em construção só deverão abrir ao público em 2013. Esta situação reflecte “não só a crise que vivemos desde 2008, mas também a maturidade do mercado neste sector”.