Bebidas Destaque Homepage Newsletter

Sumol+Compal quer vender 20 milhões de litros de cerveja Damm em 5 anos

Por a 5 de Junho de 2012 as 15:10

Estrella Damm Receita Original criada em 1876

136 anos após a sua criação, a cerveja Estrella Damm chega a Portugal com distribuição massiva pela mão da Sumol+Compal.

 

O objectivo é vender em cinco anos 20 milhões de litros, explicou em entrevista ao Hipersuper Luis Marques, responsável pelo projecto da Estrella Damm na Sumol+Compal.

A empresa portuguesa vai distribuir no canal Horeca cinco referências da cerveja produzida em Barcelona desde 1876: Estrella Damm Receita Original, bebida principal da cervejeira espanhola, a Free Damm, versão isenta de álcool, a Voll Damm, uma variedade de 1953 com o dobro do malte, a Bock Damm, cerveja preta de 1888 ao estilo de Munique (Alemanha), e, por último, a Estrella Damm Inédita. Criada para acompanhar as refeições, foi desenvolvida em parceria pelos mestres cervejeiros da Damm e Ferran Adrià, Juli Soler, e os sommeliers do restaurante elBulli.

“A Sumol+Compal é líder do mercado de bebidas não alcoólicas em Portugal e estava há procura de um parceiro para explorar uma marca de cerveja, muito importante para dinamizar o canal Horeca. Já trabalhávamos a marca de cerveja Tagus mas não estava posicionada no segmento Premium. Por isso, alienamos no final de Abril a Tagus ao Grupo Damm e assinámos um acordo de distribuição exclusivo em Portugal, válido por cinco anos, das marcas Tagus e das cinco referências Damm.

 

A Estrella Damm Inédita Damm foi criada em parceria com Ferran Adrià, do elBulli

Produção de Damm vem para Santarém

A comunicação da nova cerveja vai assentar na tradição cervejeira e diversidade da oferta .

“Este posicionamento diferenciador permite-nos ser uma opção em clientes do canal Horeca onde não estávamos presentes e desenvolver a rede de distribuição em Portugal. Já conquistámos 500 pontos de venda no canal Horeca e estamos em negociação com a distribuição alimentar, mais focados na versão da receita original”.

O acordo de distribuição prevê a “possibilidade de cooperação em mercados internacionais onde a Sumol+Compal já tem desenvolvido o portefólio de marcas” mas essa parceria ainda está a “ser estudada”. A marca Damm está actualmente presente em 43 países.

A cerveja Tagus vendida em Portugal é produzida na unidade do grupo em Santarém e as Damm na fábrica de Barcelona. “No futuro, o projecto prevê passar essa produção para Santarém”.

A marca Estrella Damm estava disponível em alguns pontos de venda em Portugal mas é a “primeira vez que vai ser vendida em Portugal com expressão”.

Em 1876, August Damm inspirou-se na autêntica tradição cervejeira para produzir uma cerveja com 100% de ingredientes naturais. A Estrella Damm mantém ainda hoje a versão original, uma receita conservada ao longo de 11 gerações.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *