Exclusivo: Portela Cafés estuda expansão para Líbia e Moçambique
A Portela Cafés investiu 350 mil euros para se aventurar no negócio do café em cápsulas e na exportação

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Portela Cafés investiu 350 mil euros para se aventurar no negócio do café em cápsulas.
“Entrámos neste mercado porque os clientes fiéis à nossa marca nos solicitavam permanentente cápsulas mas também a pensar na expansão para os mercados externos”, disse em entrevista ao Hipersuper Sónia Marçal, directora de Marketing e Comunicação desta empresa familiar 100% portuguesa. “Esperamos atingir o retorno financeiro deste investimento em cinco anos”.
A Portela Cafés está à procura de parceiros nos mercados internacionais para iniciar as exportações do café português ou abrir lojas de venda de café, chá e chocolate ao público, como detém em Portugal.
As negociações estão avançadas na Líbia para a abertura de uma loja na capital Tripoli. “Estamos a estudar várias hipóteses de franquia ou mesmo a partilha de investimento com um parceiro local”. E também em Moçambique para a exportação do café torrado português e/ou abertura de loja. “Vamos iniciar muito brevemente uma visita a Moçambique e ver no terreno como podemos desenvolver o negócio neste país africano”.
Apesar da intenção de exportar o conceito, Sónia Marçal ressalva que massificar os produtos não é o caminho que a empresa quer seguir, mas sim a rota da diferenciação, qualidade de produto e aposta no serviço.
A Portela Cafés tem actualmente sete lojas no País: no centro comercial da Portela, em Moscavide, na Graça, na Gare do Oriente, no Vasco da Gama, no Loures Shopping e no Colombo.
“Caso surjam oportunidades em locais estratégicos, não vamos perder a oportunidade de abrir mais lojas, como no Chiado, por exemplo”, sublinha a directora de Marketing e Comunicação desta empresa com 35 anos de vida.
As lojas vendem café ao peso, chás, chocolates importados da Bélgica e agora as novas cápsulas unidose de café e respectivas máquinas de origem italiana. A principal característica das cápsulas da Portela Cafés é serem biodegradáveis. “Como são feitas a partir de milho, ao fim de 30 dias estão desfeitas”. As cápsulas são vendidas à unidade ou em embalagens familiares de 16 unidades, a partir de 0,30 euros.
Mas é o sabor o principal elemento diferenciador deste projecto 100% português. “A nossa diferenciação está na torra. Não torramos café de diferentes origens e com diferentes características”, revela Jorge Marçal, director Comercial e de Produto.
A Portela importa anualmente cerca de 70 toneladas de cafés de diversos países, como Brasil, Colômbia e Angola, entre outros, através de empresas europeias. A unidade industrial localizada na Portela produz semanalmente 1,500kg de café.
Com 70 trabalhadores, facturou no ano passado 2,5 milhões de euros. “Este ano, o volume de negócios deverá ser ligeiramente inferior ao do ano passado, sobretudo porque o aumento do IVA vai absorver uma significativa parte das receitas”, remata Jorge Marçal.