Distribuição Homepage Newsletter

Metro vende operação cash&carry britânica

Por a 1 de Junho de 2012 as 16:16

O grossista britânico Booker vai comprar o negócio cash&carry do grupo Metro no Reino Unido, num negócio que avalia a operação dos alemães em 139,7 milhões de libras (cerca de 175 milhões de euros) e pelo qual a Metro ficará com até 10% das acções da Booker, pagando os britânicos um valor suplementar de 15,8 milhões de libras.

As duas companhias também ajustaram a formação de um “acordo de parceria estratégico” para “facilitar a partilha de competências”.

A venda, que ficará sujeita a aprovação dos accionistas da Booker, significará a saída da Metro de um mercado que se tornou altamente competitivo e concorrencial para o quarto maior retalhista mundial.

De resto, os rumores de que o grupo Metro estaria interessado em alienar a operação no Reino Unido já tem algum tempo, tendo, inclusivamente, substituído quatro directores seniores da Makro UK em Junho do ano passado por consultores para amenizar diferenças quanto à estratégia a seguir.

A Booker refere, aliás, que estava a tentar tornar-se no “grossista líder no Reino Unido para fornecedores, retalhistas e pequenas e médias empresas”. Em nota de imprensa, a Booker refere que irá adquirir 30 locais de venda que servem mais de um milhões de clientes, na sua maioria PME, que irá “complementar” o seu foco nos clientes de catering e retalho.

Charles Wilson, CEO da Booker, refere que “através do trabalho conjunto, a Booker e Makro UK irão melhorar oferta, preços e serviços para retalhistas, fornecedores e PME em todo o Reino Unido. Em conjunto, iremos disponibilizar uma vasta gama de produtos alimentares e não alimentares aos nossos clientes profissionais através da Internet, serviço de entrega e cash&carry”.

Do lado alemão, Olaf Koch, CEO da Metro, salienta que a Booker “é o comprador ideal para o negócio desafiante no Reino Unido”, operação essa que registou “performances insatisfatórias”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *