Metro vende operação cash&carry britânica
O quarto maior grupo retalhista mundial não está satisfeito com a performance de algumas da suas operações cash&carry. Agora é no Reino Unido que a Metro venda o negócio cash%carry.
![Hipersuper](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/hiper_user-120x120.png)
Hipersuper
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
O grossista britânico Booker vai comprar o negócio cash&carry do grupo Metro no Reino Unido, num negócio que avalia a operação dos alemães em 139,7 milhões de libras (cerca de 175 milhões de euros) e pelo qual a Metro ficará com até 10% das acções da Booker, pagando os britânicos um valor suplementar de 15,8 milhões de libras.
As duas companhias também ajustaram a formação de um “acordo de parceria estratégico” para “facilitar a partilha de competências”.
A venda, que ficará sujeita a aprovação dos accionistas da Booker, significará a saída da Metro de um mercado que se tornou altamente competitivo e concorrencial para o quarto maior retalhista mundial.
De resto, os rumores de que o grupo Metro estaria interessado em alienar a operação no Reino Unido já tem algum tempo, tendo, inclusivamente, substituído quatro directores seniores da Makro UK em Junho do ano passado por consultores para amenizar diferenças quanto à estratégia a seguir.
A Booker refere, aliás, que estava a tentar tornar-se no “grossista líder no Reino Unido para fornecedores, retalhistas e pequenas e médias empresas”. Em nota de imprensa, a Booker refere que irá adquirir 30 locais de venda que servem mais de um milhões de clientes, na sua maioria PME, que irá “complementar” o seu foco nos clientes de catering e retalho.
Charles Wilson, CEO da Booker, refere que “através do trabalho conjunto, a Booker e Makro UK irão melhorar oferta, preços e serviços para retalhistas, fornecedores e PME em todo o Reino Unido. Em conjunto, iremos disponibilizar uma vasta gama de produtos alimentares e não alimentares aos nossos clientes profissionais através da Internet, serviço de entrega e cash&carry”.
Do lado alemão, Olaf Koch, CEO da Metro, salienta que a Booker “é o comprador ideal para o negócio desafiante no Reino Unido”, operação essa que registou “performances insatisfatórias”.