FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Estudo: vinho reduz risco de infecção por alimentos contaminados

Por a 30 de Maio de 2012 as 13:29

O vinho constitui um factor de redução do risco associado a toxinfecções provocadas pela ingestão de alimentos contaminados, concluem vários estudos realizados pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto.

 

A investigação em curso comprova que a viabilidade dos organismos infecciosos é fortemente afectada quando estes são directamente expostos à acção do vinho, devido às propriedades antimicrobianas. “Pressupõe-se, assim, que a ingestão moderada de vinho durante uma refeição pode contribuir para a diminuição – a níveis abaixo da dose mínima de infecção – do número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados”.

No seguimento destas observações, a ESB tem vindo a avaliar este efeito em alimentos contaminados e em condições representativas do sistema gastrointestinal.

“Experiências realizadas in vitro com Listeria, Campylobacter jejuni e Bacillus cereus mostraram que a presença de vinho, a par da acção do suco gástrico, exerce um efeito de inactivação celular significativo e contribui para a diminuição do número de células viáveis destas bactérias patogénicas”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *