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O fim da máquina registadora: “Requiescat in Pace”, por Pedro Fernandes (Edigma)

Pedro Fernandes, director de marketing da Edigma, prevê a substituição da máquina registadora e do tradicional software de gestão de pagamentos por tablets. Concorda?

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O fim da máquina registadora: “Requiescat in Pace”, por Pedro Fernandes (Edigma)

Pedro Fernandes, director de marketing da Edigma, prevê a substituição da máquina registadora e do tradicional software de gestão de pagamentos por tablets. Concorda?

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Por Pedro Fernandes, Marketing Manager da Edigma

 

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Em 1879, James Ritty inventou a máquina registadora. Em 2012, o seu fim é eminente!

A revolução tecnológica estende-se a todos os sectores da sociedade, e os pagamentos no retalho não são excepção!

Actualmente, o layout de qualquer loja tem sempre um ponto em comum: um balcão para pagamento. Seja ao fundo da loja, seja à entrada, maior ou mais discreto, esta peça de mobiliário é incontornável. Para o consumidor, este local é sinónimo de pagamento. Depois de seleccionar os seus produtos, dirige-se a esta zona para efectuar o pagamento e poder seguir com a sua vida.

 

Tablets substituem máquinas

registadoras e software de gestão

Estamos a assistir a uma rápida criação de condições para que este ritual deixe de ser necessário, com o surgimento de formas de pagamento. Deixará de ser necessário que o consumidor se desloque até ao balcão para efectuar o pagamento; pode simplesmente deambular pela loja, numa experiência de compra fluida e natural, que dispensa o formalismo final de se dirigir ao balcão.

Existirão dois níveis de mudança, um do lado do retalhista e outro do lado do consumidor.

Do lado do retalhista já se processa a substituição da máquina registadora e do tradicional software de gestão de pagamentos por novos sistemas. iPads e outros tablets combinados com apps simples de usar e intuitivas substituem o caro e complicado software, numa mudança que se adivinha perigosa para a indústria de Point-of-Sale.

 

O que vai acontecer ao cartão de crédito?

Do lado do consumidor, iremos assistir a mudanças drásticas na utilização do cartão de crédito. Não se antevê o mesmo destino da máquina registadora, mas as grandes empresas emissoras de cartões de crédito devem rapidamente agir se não querem ser substituídas por outras entidades que processem o pagamento de forma mais cómoda e ubíqua.

A integração de novas tecnologias nos smartphones, nomeadamente NFC (Near Field Communication) e Bluetooth 4.0 irá permitir a comunicação entre o sistema de pagamento adoptado pela loja e o smartphone do consumidor. Os grandes gigantes que se preparam para implementar e gerir estes sistemas de pagamento, ficando para si com uma pequena fatia de cada transacção, são a Apple e a Google, com os sistemas iWallet (já patenteado) e Google Wallet (em utilização desde o final de 2011), respectivamente.

Imagine quão cómodo será para o cliente não ter que se deslocar ao balcão e esperar numa fila para pagar. Imagine a redução de custos que isso proporciona.

Quanto tempo necessita o seu negócio para implementar um sistema destes? O futuro espreita ao virar da esquina…

 

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Bricomarché abre nova loja em Castro Verde

É a 60ª loja Bricomarché em Portugal, num investimento superior a 2 milhões de euros e que criou 14 postos de trabalho.

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Localizada em Castro Verde, a nova unidade abriu as suas portas esta sexta-feira, representando um investimento estratégico “que promove o desenvolvimento económico e social da região”.

A inauguração desta nova loja é um reflexo do forte compromisso do Bricomarché com o crescimento e a proximidade com as comunidades locais. Com uma área de vendas moderna de 1.380 m², a loja segue o formato Essencial, caracterizado por espaços compactos que oferecem uma seleção criteriosa de produtos de alta qualidade, adaptados às necessidades locais e a preços acessíveis. Este investimento, superior a 2 milhões de euros, criou 14 postos de trabalho, com preferência por residentes da região, contribuindo para a fixação de talentos e a geração de riqueza em Castro Verde.

João da Costa, um dos proprietários da nova loja em parceria com Ana Cordeiro, destaca: “Irão ser criados cerca de 14 postos de trabalho, preferencialmente de pessoas de Castro Verde, promovendo o desenvolvimento local e a criação de oportunidades para a comunidade”.

 

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Retalho

Lidl é parceiro oficial do UEFA Women’s Euro 2025

Após o patrocínio do desporto feminino no handebol e ciclismo, o Grupo Lidl vai ser o parceiro oficial do UEFA Women’s Euro 2025.

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O Grupo Lidl vai patrocinar o UEFA Women’s Euro 2025. “A mais recente parceria significa mais um marco no compromisso da insígnia em apoiar o desporto feminino e fortalecer o seu papel como parceiro forte do futebol e continuar a sua promoção de estilos de vida ativos e saudáveis para todos”, destaca o retalhista num comunicado.

O portfólio de patrocínios desportivos da insígnia é extenso, com parcerias significativas: no ciclismo com a equipa Lidl-Trek, no Campeonato Mundial de Ciclismo UCI de 2023, além dos patrocínios de handebol feminino e masculino do EHF EURO e do Campeonato Mundial da IHF, e no futebol, por meio do UEFA.

“Enquanto um dos líderes no setor do retalho alimentar, a dedicação do Lidl ao desporto feminino é uma prova do poder dos negócios para gerar impacto social positivo, criando mais visibilidade”, assegura, referindo no mesmo comunicado que ao tornar-se Parceiro Oficial do UEFA Women’s EURO 2025, está “a dar mais um passo para inspirar os fãs a adotarem um estilo de vida ativo, reforçando o seu papel de apoio ao desporto”.

“Estamos muito satisfeitos em dar continuidade à nossa parceria de sucesso com o Lidl no UEFA EURO 2024 para o UEFA Women’s EURO 2025, de forma que possamos continuar a aproveitar o poder do futebol para inspirar estilos de vida saudáveis e a próxima geração do futebol feminino”, mencionou Guy-Laurent Epstein, diretor de Marketing da UEFA.

Já Jens Thiemer, chief Customer Officer do Grupo Lidl, diz que esta parceria é um passo natural a seguir, “com base na nossa história de parcerias com grandes organizações desportivas para desportos femininos e masculinos e seguindo o sucesso do UEFA EURO 2024”.

O Grupo Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. Conta com cerca de 12.350 lojas, mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países e com cerca de 375 mil colaboradores. Está há 29 anos em Portugal, com cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país.

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Logística

STEF conclui aquisição do TDL Group

“É com grande satisfação que acolhemos as equipas da TDL Fresh Logistics na STEF Bélgica. Com esta aquisição, reforçamos a nossa rede de distribuição em todo o território e desenvolvemos ainda mais o nosso serviço.”, afirma Bastien Dreano, diretor executivo da STEF Bélgica.

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Na sequência do parecer favorável da Autoridade da Concorrência belga, o Grupo STEF concluiu a aquisição da TDL Fresh Logistics, empresa especializada no transporte e logística de produtos alimentares frescos e congelados.

Inserida na sua estratégia de desenvolvimento na Bélgica, esta aquisição reforça o compromisso do Grupo STEF de melhorar a oferta de serviços aos intervenientes belgas e internacionais da cadeia de abastecimento agroalimentar (clientes industriais e distribuidores).

Bastien Dreano, diretor executivo da STEF Bélgica, afirma que “é com grande satisfação que acolhemos as equipas da TDL Fresh Logistics na STEF Bélgica. Com esta aquisição, reforçamos a nossa rede de distribuição em todo o território e desenvolvemos ainda mais o nosso serviço.”

“A integração na STEF Bélgica abre um novo capítulo no nosso desenvolvimento. Graças à experiência e à complementaridade das nossas equipas, esta nova entidade poderá propor soluções adaptadas às necessidades específicas de cada um dos nossos clientes”, acrescenta Yves Vandeput, proprietário do TDL Group.

Criada em 1980, a TDL Fresh Logistics emprega 400 colaboradores, tem três instalações (Lummen e Willebroek em Flandres, e Tournai na Valónia) e uma frota de 350 veículos. Presente no país desde 1989, a STEF tem 750 colaboradores, sete plataformas (quatro na Valónia e três em Flandres) e 400 veículos.

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Entrevista

Alberto Alapont: “Portugal poderia multiplicar claramente, no mínimo, por 10 a produção atual” de Bimi

Bimi é um produto hortícola da Sakata Vegetables Europe, comercializado sob a marca Bimi Tenderstem Broccolini. Portugal já é o segundo maior produtor na União Europeia desta variedade que resulta do cruzamento natural de duas espécies. Alberto Alapont, Bimi brand manager para Portugal, Espanha e Itália, explica os motivos do investimento em Portugal.

Cultivado principalmente na região do Oeste, Ribatejo e também no Sudoeste Alentejano, este é um dos poucos vegetais com marca registada. Em Portugal, a área de produção de Bimi passou de 10 hectares em 2021 para mais de 100 hectares. A produção continua a crescer e, atualmente, ultrapassa o milhão de quilos por campanha. O produto é, maioritariamente, exportado para o Reino Unido, mas também já chega aos Países Baixos e a França. E o Bimi brand manager para Portugal, Espanha e Itália revela que a empresa está a projetar alargar a produção ao Algarve e a novos produtores.

Alberto Alapont, Bimi brand manager para Portugal, Espanha e Itália

Qual foi o objetivo da Bimi em investir em Portugal?
Havia um produtor que, creio que no ano de 2010, começou a produzir exclusivamente para exportação para a Inglaterra. Mas depois, pensamos que poderíamos desenvolver o produto para Portugal, então começamos a fazer produção local, para o país.
Começamos com dois produtores, Emergosol e Jardim da Lagoa. Produzem connosco desde 2014, para o mercado interno. O volume anual de Portugal, o consumo interno, está próximo de meio milhão de quilos por ano. Em hectares, a produção realiza-se em mais de 100 hectares em Portugal.

Começaram com um produtor, a exportar para o Reino Unido, mas depois decidiram produzir para comercializar cá o produto. O que levou essa decisão?
Pensamos que era o momento certo para introduzir em Portugal uma nova verdura, os Bimis, que tem muita versatilidade, é um produto com um claro valor acrescentado. E achamos que a distribuição, o retalho, em Portugal estava mais preparado em 2014 que em 2010, para aceitar o produto. Apresentamos a marca Bimi às cadeias de supermercados, percebemos que havia interesse e começamos a trabalhar. Está presente em cadeias como Aldi, Lidl, Pingo Doce, Continente, Auchan, Mercadona, Apolónia, El Corte Inglés, Intermarché, makro Portugal e também no MARL.

Há muito investimento em investigação e desenvolvimento por parte da marca?
Sem dúvida. Porque o nosso produto é um produto único. É um cruzamento natural entre dois tipos de (hortaliças) brássicas, um brócolis tradicional e um tipo de couve japonesa que se chama kailan. É um cruzamento natural entre duas variedades da mesma espécie de famílias, crucíferas e brássicas. Depois de muito investimento, o resultado é um produto mais suave, mais tenro, mais doce.

Para além do Reino Unido, as Bimi produzidos em Portugal são exportados para outros países?
Sim, também para a França, mas principalmente para Países Baixos.

Algum novo mercado onde gostariam de colocar o produto Bimi ‘made in Portugal’?
Sim, na Alemanha. A Itália é uma outra possibilidade, mas creio que Alemanha é um destino claramente interessante porque já estamos a introduzir o produto nas principais cadeias de supermercados alemãs.

Com este plano de expansão, como vão resolver em Portugal a questão da quantidade de produção?
Os produtores associados têm possibilidades de crescer, de fazer mais hectares em produção, mas buscamos outros produtores. Se possível, fora da área à volta da região de Lisboa, porque por nós é interessante diversificar o risco, climaticamente falando. Há possibilidades de o fazer, sobretudo, na área do Algarve. Há produtores que estão a fazer pequenas experiências com a variedade Bimi para perceber se é possível produzir. E é possível.

Há alguma previsão sobre quanto poderá crescer?
Eu acho que Portugal poderia multiplicar claramente, no mínimo, por 10 a produção atual. Sem dúvida.
Espanha tem hoje, 1.300 hectares de produção de Bimi. Portugal tem mais de 100 hectares, mas pode crescer, tem essa possibilidade. Há uma limitação que é a área de produção e a mão de obra, porque este é um cultivo que precisa de mão de obra. É um cultivo quase artesanal. Mas a melhor genética da Sakata está focada nesta questão: fazer uma colheita mais agrupada. Se for possível fazer a mesma quantidade de grãos por planta, ou mais, com menor número de colheitas, será melhor para o agricultor. Será mais rentável. Para nós é uma prioridade.
A questão maior deste cultivo é a mão de obra para a colheita. A água é crítica não apenas em relação à necessidade de água. Precisa de água de qualidade, mas não é o ponto crítico. Esse é a mão-de-obra, sem dúvida.

Esta entrevista foi publicado na edição 428

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Retalho

55% dos consumidores quer gastar entre 100€ a 200€ nos presentes de Natal

É o que indica um estudo online da Escolha do Consumidor. Conclui ainda que 54% dos inquiridos vai manter um orçamento igual ao do ano anterior.

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O estudo teve por objetivo analisar as preferências, tendências e hábitos de consumo dos consumidores nos últimos meses do ano. Concluiu que a maior parte dos inquiridos (55%) planeia gastar entre 100€ a 200€ em presentes e 19% entre 50€ a 100€. Apenas 23% considera orçamentos superiores a 200€, enquanto 3% prefere reduzir os custos e gastar até 50€.

Mais de metade dos entrevistados quer manter um orçamento semelhante ao do ano anterior (54%), enquanto 27% prepara-se para gastar menos na compra das prendas deste Natal e 19% tenciona gastar mais.

De acordo com o estudo, os presentes de Natal destinam-se sobretudo à família próxima (54%) e aos amigos (26%). Parentes afastados (12%) e colegas de trabalho (7%) ocupam as posições seguintes, enquanto “outros” representam 1% dos destinatários.

Para 49% dos consumidores inquiridos, as compras vão ser distribuídas de forma equilibrada entre lojas físicas e online. No entanto, 41% pretende manter a tradição de comprar pessoalmente os seus presentes de Natal em lojas físicas. Já 10% dos entrevistados, refere que vai fazer as suas compras exclusivamente online.

No geral, o cartão de débito é o método de pagamento mais utilizado pelos participantes (37%). O MB Way (26%) e os pagamentos em dinheiro (21%) também são duas das opções eleitas pelos entrevistados. Com menor expressão surge o Paypal e outras carteiras digitais (7%).

Promoções dominam as compras

Para a escolha dos presentes, 61% programa as compras com base nas promoções disponíveis no mercado, 34% aproveita pontualmente os artigos com descontos e 5% realiza as compras independentemente das campanhas promocionais que estão a decorrer no momento. Há quem prefira diversificar os presentes a cada Natal, como 66% dos participantes, porém 31% repete algumas das prendas ao longo dos anos. 3% dos entrevistados não decidiram ainda o que vão fazer no que diz respeito a este tema, indica o estudo da Escolha do Consumidor.

Roupa e acessórios de moda será a opção de compra dos presentes para 22% dos entrevistados. 20% irá comprar mais brinquedos para oferecer, 16% tem a intenção de comprar cosméticos e perfumes e 13% está mais inclinado para a compra de livros e entretenimento. Alimentos e bebidas (10%), produtos tecnológicos (10%) e artigos para casa (8%) também são algumas das categorias mencionadas pelos inquiridos. Por fim, opções como viagens, chocolates e dinheiro estão na lista do “Pai Natal” para uma pequena percentagem dos consumidores este ano (1%).

O questionário foi respondido por 988 portugueses, 53% de pessoas do sexo feminino e 47% do masculino, com idades entre 18 e 64 anos. A maioria dos participantes está localizada na área da Grande Lisboa (32%), região do Norte (23%), Centro (21%), Grande Porto (13%) e a restante percentagem encontra-se distribuída em outros pontos do país.

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Leroy Merlin investe 7 milhões de euros na remodelação da loja de Alfragide

“A renovação da loja de Alfragide reforça o compromisso da Leroy Merlin em oferecer uma melhor experiência aos nossos clientes, mas também um espaço de inspiração com soluções personalizadas para os seus projetos de casa.”, sublinha Soledad Bautista, líder coach operacional de Lisboa.

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Já reabriu a loja da Leroy Merlin de Alfragide, após um investimento de cerca de 7 milhões de euros. A loja está agora preparada para proporcionar uma experiência “mais intuitiva, prática e inspiradora, adaptada às necessidades dos consumidores e profissionais”, garante a insígnia.

Uma das novidades desta loja é a criação de “Mundos Temáticos”, espaços que agrupam produtos de forma lógica e prática, com soluções de decoração, iluminação, pintura e projetos personalizados, o Mundo Microprojetos, dedicado a casas de banho, cozinhas, portas e janelas, o Mundo Exterior, pensado para projetos de casa no exterior, e o Mundo Técnico, que oferece ferramentas e soluções técnicas para bricolage. A Leroy Merlin informa também que a entrada da loja foi projetada para acolher os clientes com uma zona de descanso e conforto, e uma zona de workshops Mãos à Obra onde ideias e projetos ganham vida pelos apaixonados pelo DIY.

Esta reabertura é marcada também pela ampliação dos serviços disponíveis: a juntar às novidades trazidas pelos “Mundos Temáticos” há ainda a destacar um Espaço de Projetos, que oferece soluções personalizadas para interiores e exteriores, incluindo cozinhas, casas de banho, portas,
roupeiros e jardim. Sem ainda esquecer o cliente PRO, foi ainda criada uma Zona Pro, um espaço exclusivo para profissionais, com atendimento personalizado e soluções adaptadas às suas necessidades.

“A renovação da loja de Alfragide reforça o compromisso da Leroy Merlin em oferecer uma melhor experiência aos nossos clientes, mas também um espaço de inspiração com soluções personalizadas para os seus projetos de casa. Áreas como a decoração e a criatividade são agora o coração da loja, permitindo-nos responder de forma ainda mais próxima às tendências e necessidades de quem nos visita, enquanto continuamos a consolidar a nossa posição como líderes no setor do retalho especializado”, sublinha Soledad Bautista, líder coach operacional de Lisboa, em comunicado.

A Leroy Merlin sublinha também que a remodelação desta loja contou com várias inovações tecnológicas e sustentáveis: as etiquetas eletrónicas, a modernização do processo de pagamento e um novo Espaço de Economia Circular que reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade, incentivando a reparação e reutilização de produtos. Adicionalmente, a loja conta com novos postos de carregamento para veículos elétricos.

A loja conta atualmente com uma equipa de 300 colaboradores, mas face a esta remodelação, a Leroy Merlin revela que está a reforçar a contratação de especialistas para apoiar as novas áreas e serviços.

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Alimentar

Pinhais revive a história da indústria conserveira com lançamento de um garfo de sardinhas

Para a Pinhais, este é “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”.

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A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da Nuri, marca de conservas para o mercado internacional, apresenta o novo garfo de sardinha Nuri, “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”, como define a empresa.

O garfo de sardinha tem uma história rica que remonta à ascensão da indústria conserveira no século XIX. Com a popularidade do peixe enlatado, surgiu no início do século passado a necessidade de um utensílio especial: um garfo delicadamente trabalhado que pudesse retirar as frágeis sardinhas das latas sem as partir ou derramar o azeite. “Através do Garfo de Sardinhas Nuri vai ser possível sentir o sabor da história, fazendo com que cada refeição seja uma experiência gastronómica única. Esta é uma peça de particular beleza e elevada qualidade, criada para durar gerações e que honra tanto as antigas tradições como a modernidade e alegria de uma refeição requintada”, sublinha Patrícia Neves de Sousa, Global Brand & Business Development of Nuri Design.

O desenho do Garfo de Sardinha Nuri presta homenagem à cidade portuária de Matosinhos e faz homenagem à forma do tridente de Neptuno. É ainda decorado com os símbolos característicos da Nuri, como uma sardinha e um piripíri. A autoria é do designer Felix Muhrhofer, e é fabricado pela Herdmar, uma empresa familiar de Guimarães, produtora de cutelaria de mesa e com um legado de fino artesanato e louça exclusiva. Já está à venda no Museu-Vivo da Pinhais em Matosinhos, na loja Nuri de Viena (Áustria), e na boutique online, estando disponível em dois formatos: uma elegante caixa com um único garfo ou um conjunto com dois garfos, acompanhados de uma lata Nuri de Sardinhas em Azeite Picante.

Fundada em 1920, a Pinhais cresceu ao longo do último século mantendo-se fiel a um método tradicional de produção de conservas, que se mantém inalterado e garante a mais elevada qualidade e sabor aos seus produtos. Símbolo da indústria conserveira de Matosinhos, exporta atualmente para todo o mundo 90 por cento da sua produção e tem na NURI, a sua marca para o mercado de exportação. Em 2021 criou o Conservas Pinhais Factory Tour, um museu-vivo pioneiro, que visa preservar o legado da indústria conserveira para as gerações futuras.

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Bebidas

Nikka Whisky celebra 90º aniversário com edição limitada

O lançamento da edição limitada The Nikka Nine Decades celebra o 90º aniversário da marca japonesa Nikka Whisky. Estão disponíveis 4.000 garrafas em todo o mundo.

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O The Nikka Nine Decades é um whisky de mistura mundial que incorpora whiskies de nove décadas, desde os anos 40 até 2020, destilados nas seis destilarias da Nikka, incluindo a Ben Nevis Distillery na Escócia.

Mais de 50 lotes de whisky, entre os quais o mais antigo whisky de malte de reserva de Yoichi e Miyagikyo, e o novo whisky de grão de Moji e Satsumastukasa, foram selecionados para representar a herança e o futuro da Nikka. Engarrafado a 48% AVB, este whisky não é filtrado a frio para melhor maximizar os seus sabores distintos e realçar a sua textura rica.

A garrafa com o emblema Nikka é fabricada utilizando o entalhe ‘Edo-bori’, uma técnica de entalhe em vidro nascida em Tóquio que derivou do entalhe ocidental com jato de areia. Estão disponíveis 4.000 garrafas em todo o mundo e apenas 964 unidades na Europa, após o lançamento no Japão a 2 de julho, dia da fundação da Nikka.

“Este é um whisky de última geração que engloba a paixão, o espírito pioneiro, o artesanato, as delícias e as lutas da Nikka”, afirma Emiko Kaji, diretora geral de Marketing e Vendas Globais da Nikka Whisky. 

A marca é representada e distribuída em Portugal pela Empor Spirits, uma empresa 100% portuguesa que se dedica à representação e distribuição de bebidas em regime de exclusividade há mais de uma década. 

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Alimentar

Pastelaria: Inovação e tradição como receita para o sucesso

Com a época natalícia a aproximar-se, as empresas do setor da panificação e doçaria estão a intensificar as suas estratégias para destacar produtos e conquistar consumidores.

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Deborah Barbosa, CEO da Grupo Panificadora Costa & Ferreira

O Natal é um momento de celebração, tradição e, claro, riqueza gastronómica. Para as marcas, esta época do ano representa não só a oportunidade de reforçar a ligação emocional com os seus clientes, mas também de inovar e adaptar-se às tendências do mercado. Com uma oferta que valoriza os sabores clássicos portugueses, como o bolo-rei ou as rabanadas, aliar a inovação e a tradição, introduzindo novidades que conquistam paladares e criam novas tradições, é o caminho das empresas que trabalham no setor da pastelaria e doçaria.

Para o Grupo Panificadora Costa & Ferreira, a tradição continua a ser um elemento central, mantendo receitas intemporais, como a do emblemático Pão de Rio Maior. “Valorizamos muito a tradição dos nossos produtos que, além de manter a receita clássica do Pão de Rio Maior, inalterada ao longo dos 34 anos de existência, tem também ao longo dos anos permitido desenvolver novos produtos”, afirma Deborah Barbosa, CEO da empresa fundada em 1990.

Este Natal, a empresa apresenta novidades que reforçam a oferta diversificada para a ceia natalícia. “Este ano temos duas novidades muito interessantes e diversificadas para a ceia de Natal: o Pão de Forma Massa Mãe com Queijo da Ilha e o Pão de Forma Brioche com Açúcar Neve.” Também a Broa de Milho ganha novas interpretações com versões mais saudáveis, como a Forma de Milho Doce e Grãos Germinados.

Num mercado competitivo, a estratégia de comunicação desempenha um papel crucial. A Deborah Barbosa destaca a aposta em campanhas digitais e parcerias estratégicas. “De forma a destacar os nossos produtos num mercado tão competitivo como é o da panificação, apostamos fortemente em campanhas nas redes sociais, onde partilhamos e apresentamos a autenticidade e tradicionalidade dos nossos produtos, e integramos os folhetos promocionais da grande distribuição”, explica.

As parcerias com influenciadores digitais são outra componente fundamental para amplificar o alcance. “Em simultâneo, e à semelhança do que acontece noutros momentos estratégicos ao longo do ano, realizamos ações de comunicação com influenciadores digitais, que têm um impacto imediato e abrangente”, sublinha.

O interesse crescente por opções mais saudáveis também molda a oferta do Grupo Panificadora Costa & Ferreira, com um portefólio que inclui produtos diferenciadores e nutritivos. “Todos os nossos produtos são confecionados com ingredientes 100% naturais, sem a adição de corantes nem conservantes, o que faz com que, por si só, os nossos pães sejam já mais saudáveis do que outras alternativas presentes no mercado”, garante Deborah Barbosa.

O portefólio da empresa inclui produtos como o Pão de Rio Maior com Centeio, Pão de Aveia e Linhaça, e o Pão Multicereais, que se destacam pelo teor nutritivo. “A aveia e a linhaça, por exemplo, são consumidas muitas vezes durante as dietas, sendo ótimas fontes de fibras, vitaminas e nutrientes, enquanto o centeio melhora a saúde digestiva”, acrescenta.

Sofia Miguel, responsável de marketing e comunicação do Grupo Celeste

Para o Grupo Celeste, a tradição é parte fundamental da sua essência, mas a inovação continua a ser uma prioridade. “O Grupo Celeste procura combinar a tradição que faz parte da sua essência, através das receitas e dos métodos tradicionais que utiliza numa grande variedade de produtos (como por exemplo o pão, o pão de ló ou os bolos-rei) com o lançamento de produtos inovadores no mercado da panificação e pastelaria, associando as tendências de mercado aos melhores ingredientes e a novos processos”, explica Sofia Miguel, responsável de marketing e comunicação do grupo.

Entre as novidades para este Natal, Sofia Miguel destaca quatro produtos que prometem surpreender os consumidores. “Temos quatro novidades irresistíveis: Bolachas Rei, com um doce sabor a cacau e o aroma inconfundível do Bolo-rei; Fatias Douradas, com o sabor irresistível de abóbora e canela; Pão de Ló Cremoso Limão, uma escolha certa para adoçar o Natal; e o Tronco de Natal Tiramisu, ideal para quem procura uma sobremesa festiva com um toque especial.”, enumera.

Numa época de forte concorrência, o Grupo Celeste aposta numa abordagem integrada de comunicação para se destacar. “No seguimento do que temos vindo a fazer em campanhas temáticas durante este ano, como foi o caso das crookies ou as brookies, vamos apostar fortemente na comunicação offline através das nossas lojas (merchandising e decoração) e na comunicação online, através de um planeamento em social media que reforça os passatempos e as campanhas localizadas, junto de clientes e influenciadores”, refere Sofia Miguel.

A empresa acredita no poder da tradição e da inovação para criar uma conexão emocional com os consumidores. “Nesta época natalícia vamos continuar a apostar neste tipo de campanhas temáticas, aliando tradição com inovação, criando memórias e incentivando os consumidores a escolherem o Grupo Celeste como parte do seu Natal.”, diz.

Apesar de o Natal 2024 não contar com uma linha específica de opções mais saudáveis, o Grupo Celeste está atento às tendências do mercado e prepara novidades para o próximo ano. Para a campanha de Natal 2024 não temos novidades nesta área “mas teremos em 2025 outras campanhas e novas gamas de produtos que serão opções mais saudáveis (vegetarianas, sem glúten, com redução de açúcar, entre outras). Novidades em breve”, avança Sofia Miguel ao nosso jornal.

A receita de sucesso d’A Padaria Portuguesa

Rita Neto, diretora de marketing d’A Padaria Portuguesa

Com o espírito natalício a inundar as ruas, A Padaria Portuguesa volta a oferecer aos seus clientes uma oferta que combina tradição e inovação.

Para A Padaria Portuguesa, o Natal é mais do que uma celebração: é um momento mágico. “O Natal é das épocas mais importantes e mágicas para A Padaria Portuguesa. As lojas ‘vestem-se’ de grinaldas verdes e as fachadas iluminam a cidade, participando ativamente no espírito natalício que se vive em Lisboa e no Porto”, afirma Rita Neto, diretora de marketing da marca ao Hipersuper.

A oferta de Natal inclui os clássicos como os sonhos, rabanadas, azevias, bolo-rei e bolo-rainha, aos quais se junta o bolo escangalhado, lançado no ano passado e que volta a marcar presença devido ao sucesso de vendas. “Somos embaixadores da tradição portuguesa, mas apaixonados por criar novas tradições – está presente no ADN da equipa de inovação de produto desde a génese da marca.”, assevera.

Entre as novidades, a marca apresenta uma segunda edição especial da sua lata de bolachas, que este ano promete surpreender. “Voltamos a trazer uma lata especial com bolachas, que este ano para além de música, também projeta luz. É a segunda edição especial que lançamos de uma lata muito bonita – diria mágica, até – com um design dedicado ao Natal, e que será um colecionável que se irá manter como tradição na Padaria Portuguesa”, destaca Rita Neto.

Numa altura em que o mercado está repleto de ofertas, A Padaria Portuguesa aposta numa abordagem direta para conquistar os consumidores. “Sabemos que quando se fala de comida, não há nada como provar, por isso a principal ação da nossa estratégia é dar a provar aos clientes que nos visitam as receitas que já há 14 anos trazemos nesta época especial”, refere Rita Neto.

A degustação torna-se uma ferramenta essencial para envolver os clientes. “Temos um plano de degustação para o sortido de Natal, em que diariamente o cliente encontra um produto diferente para experimentar. Recebemos mais de 30.000 clientes por dia nas nossas 77 lojas e essa é, sem dúvida, a melhor aposta”, sublinha.

A Padaria Portuguesa continua a atender às necessidades dos consumidores com restrições alimentares ou preferências mais saudáveis. “Uma das prioridades d’A Padaria Portuguesa é ser um espaço com opções de comida para todos, em qualquer época do ano. Temos na nossa oferta opções saudáveis, vegetarianas e sem glúten, para que os clientes consigam fazer as suas escolhas de forma fácil, para terem uma refeição saudável, com ingredientes frescos e de elevada qualidade”, salienta Rita Neto.

No entanto, nesta época, a marca aposta sobretudo nos seus clássicos natalícios. “O Natal é uma época especial, onde introduzimos os clássicos da Padaria Portuguesa, que já são uma tradição nas famílias portuguesas há 14 anos.”, conclui.

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Yoco dá vida a Vaiana na sua nova edição limitada

A coleção de 14 garrafas apresenta diversas personagens conhecidas do mundo de Vaiana.

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A marca de iogurtes líquidos Yoco, celebra a estreia do filme de animação Vaiana 2 com uma nova edição limitada de garrafas colecionáveis. Através de uma parceria entre a Longa Vida – Lactalis e a The Walt Disney Company, os fãs poderão escolher entre 14 garrafas diferentes com várias personagens do filme.

A coleção de 14 garrafas apresenta diversas personagens conhecidas do mundo de Vaiana: os próprios protagonistas, Vaiana e Maui, mas também outros membros da comunidade de Motunui, como Loto, Kele, Heihei, Piia, Simea, entre muitos outros, que dão cor a um momento de sabor com Yoco. Desta vez, cada garrafa traz uma viagem ao mundo da Vaiana e de Yoco, juntando uma personagem e uma frase que a caracteriza

“Vaiana é uma história inspiradora sobre família, aventura e coragem”, afirma Joana Dias, Group Brand Manager de Kids. “Com esta nova edição, pretendemos que as crianças embarquem nesta aventura, desfrutando de um lanche saboroso e nutritivo”, acrescenta ainda. A edição limitada de Yoco Vaiana 2 já está disponível nos super e hipermercados, em packs de seis e doze unidades.

Yoco é uma marca de iogurtes da Longa Vida Lactalis Nestlé dedicada às crianças, entre os 2 e os 6 anos. As embalagens Yoco são totalmente recicláveis, desde as tampas, aos packs em cartão e às garrafas, cujo ‘sleeve’ é totalmente removível, garantindo assim a totalidade do processo de reciclagem.

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