Confiança do consumidor alemão em alta
O sentimento de confiança do consumidor alemão está em alta. Contudo, as incertezas existentes na zona euro poderão reflectir-se negativamente nesta tendência positiva.
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Victor Jorge
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Os números da GfK indicam que a confiança do consumidor alemão está em crescendo, apesar do clima económico difícil vivido pela maior economia europeia. Num inquérito efectuado a 2.000 pessoas, o barómetro da consultora indica que o sentimento popular subiu para 5,7 pontos, em Maio, antecipando que este valor deverá manter-se inalterado até Julho do actual ano.
Além disso, a consultora mostra que o indicador que cobre a percepção pública das previsões para a fiscalidade nacional subiu mais de 11 pontos em Maio, ascendendo aos 19,6 pontos, sucedendo, assim, às subidas de 1,3 pontos em Março e Abril.
“Apesar das tendências de recessão na Europa e crescente incerteza relativamente à crise das dívidas, os alemães sentem que a economia nacional continua numa curva ascendente”, refere o relatório da GfK. “Embora as eleições gerais na França e Grécia tenham causado maior ansiedade nos mercados financeiras, em particular, estas parecem não ter prejudicado o sentimento económico”, acrescentam os responsáveis do estudo da GfK.
Os dados económicos da Alemanha mostram uma progressão positiva no primeiro trimestre, com o PIB a sbir 0,5% face ao mesmo período de 2011, enquanto a taxa de desemprego desceu 1,5% relativamente a período homólogo.
Contudo, os alemães parecem não estar tão optimistas quanto ao seu rendimento, já que, neste aspecto, os números indicam uma descida de um ponto na comparação mensal, embora reconheçam “estarem num nível muito bom”.
As preocupações estendem-se, também, “à incerteza internacional” e suas consequências e potenciais riscos para a economia doméstica: “se eventos na Grécia e outros países da zona euro se intensificarem ou mesmo piorarem, o sentimento positivo existente poderá rapidamente registar um retrocesso”, admitem os analistas da GfK.