Projecto nacional de Housekeeping da GS1 Portugal considerado um case-study de sucesso
O projecto nacional de Housekeeping da GS1 Portugal (projecto com três objectivos essenciais: redesenho organizacional, reengenharia de processos de negócio e desenvolvimento e implementação de uma nova arquitectura de sistemas de informação) foi apresentado aos delegados dos 112 países presentes na Assembleia-Geral da GS1, realizada entre 21 e 24 de Maio, na Colômbia.
O projecto que lançou os códigos de barras no nosso País há mais de 25 anos e que passou pela adopção do Customer Relationship Management (CRM) desenvolvido pela Microsoft, foi, de resto, considerado um Best in Class pela líder mundial de software pelos resultados obtidos.
Interacção e gestão do relacionamento mais eficientes com clientes e associados. São estes os benefícios mais evidentes de um projecto que resulta de uma reorganização profunda da GS1 Portugal e que já está a dar resultados. Desde logo, e já no primeiro trimestre de 2012, assistiu-se a um aumento de 18% nas receitas totais e a um crescimento para os 22% da percentagem de associados a receber factura electrónica (quando, em igual período de 2011, essa proporção não passava de 1%).
O retorno deste investimento é já evidente, conforme relembra o director-executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães: “este era um dos projectos-bandeira da equipa de gestão que assumiu funções em 2009, com um programa assente em dois compromissos essenciais: promover o crescimento sustentável e a abertura ao mercado”. Convém sublinhar que a GS1 Portugal tem cerca de 7 mil associados, distribuídos por cerca de 25 sectores de actividade, do Retalho à Saúde e aos Transportes”.
Desenvolvido entre Setembro de 2010 e Dezembro de 2011, o Projeto Housekeeping, partindo da identificação da cadeia de valor optimizada da GS1 Portugal, teve como princípios orientadores a eficiência e a eficácia dos serviços.
Para a nova arquitectura de Sistemas de Informação, a GS1 Portugal escolheu o modelo Microsoft Dynamics CRM que, segundo o Marketing Lead da Microsoft Dynamics em Portugal, Jorge Carrola Rodrigues, “os resultados obtidos e o facto de esta ferramenta de negócio se encontrar no centro do modelo adoptado fizeram deste projecto um case study de dimensão internacional”.
- Tweet
-
-
- BRANDED
- BRANDED
Hipersuper Premium
-
Leia a edição 421
“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este...
-
Leia a edição 420
O grande destaque desta edição é a entrevista com Leonor Freitas que agarrou num negócio de vinho a granel...
-
Especial Alimentaria 2024
São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 sob o chapéu da PortugalFoods. Este ESPECIAL faz...
-
Leia a edição 419
“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir...
-
Leia a edição 418 do Hipersuper
“Continuamos a ser orgulhosamente O Licor de Portugal”. A frase é de Daniel Redondo, diretor-geral da J. Carranca Redondo...
-
Leia a edição 417 do Hipersuper
“Há claramente um antes e depois da ViniPortugal” afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, numa conversa onde aborda as...
-
LEIA A EDIÇÃO 416 DO HIPERSUPER
A Alimentaria regressa em março do próximo ano. O Hipersuper conversou com Toni Valls que, embora sublinhe ser cedo...
-
LEIA A EDIÇÃO 415 DO HIPERSUPER
A edição de Julho/Agosto do Hipersuper tem Dora Simões, presidente da Comissão dos Vinhos Verdes, em destaque, que conta, na...
-
LEIA A EDIÇÃO 414 DO HIPERSUPER
Já pode ler a edição 414 do Hipersuper. “A vocação exportadora da região de Lisboa é fortíssima”. Esta é a...
-
LEIA A EDIÇÃO 413 DO HIPERSUPER
Já pode ler a edição 413 do Hipersuper. Uma edição que nos é especial e que marca o início...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
Edições Digitais
-
“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este é o alerta de Gonçalo Santos Andrade, preside...><
-
O grande destaque desta edição é a entrevista com Leonor Freitas que agarrou num negócio de vinho a granel com 60 hectares e apenas duas castas plantadas, e...><
-
São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona, Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a inter...><
-
Dos produtos da floresta ao desperdício da indústria
- 12 Maio 2023
-
CLS iMation e Gebhardt anunciam parceria estratégica
- 23 Abril 2024
-
Adamus lança novos chocolates de gin
- 23 Abril 2024