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Projecto nacional de Housekeeping da GS1 Portugal considerado um case-study de sucesso

Por a 24 de Maio de 2012 as 15:38

O projecto nacional de Housekeeping da GS1 Portugal (projecto com três objectivos essenciais: redesenho organizacional, reengenharia de processos de negócio e desenvolvimento e implementação de uma nova arquitectura de sistemas de informação) foi apresentado aos delegados dos 112 países presentes na Assembleia-Geral da GS1, realizada entre 21 e 24 de Maio, na Colômbia.

O projecto que lançou os códigos de barras no nosso País há mais de 25 anos e que passou pela adopção do Customer Relationship Management (CRM) desenvolvido pela Microsoft, foi, de resto, considerado um Best in Class pela líder mundial de software pelos resultados obtidos.

Interacção e gestão do relacionamento mais eficientes com clientes e associados. São estes os benefícios mais evidentes de um projecto que resulta de uma reorganização profunda da GS1 Portugal e que já está a dar resultados. Desde logo, e já no primeiro trimestre de 2012, assistiu-se a um aumento de 18% nas receitas totais e a um crescimento para os 22% da percentagem de associados a receber factura electrónica (quando, em igual período de 2011, essa proporção não passava de 1%).

O retorno deste investimento é já evidente, conforme relembra o director-executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães: “este era um dos projectos-bandeira da equipa de gestão que assumiu funções em 2009, com um programa assente em dois compromissos essenciais: promover o crescimento sustentável e a abertura ao mercado”. Convém sublinhar que a GS1 Portugal tem cerca de 7 mil associados, distribuídos por cerca de 25 sectores de actividade, do Retalho à Saúde e aos Transportes”.

Desenvolvido entre Setembro de 2010 e Dezembro de 2011, o Projeto Housekeeping, partindo da identificação da cadeia de valor optimizada da GS1 Portugal, teve como princípios orientadores a eficiência e a eficácia dos serviços.

Para a nova arquitectura de Sistemas de Informação, a GS1 Portugal escolheu o modelo Microsoft Dynamics CRM que, segundo o Marketing Lead da Microsoft Dynamics em Portugal, Jorge Carrola Rodrigues, “os resultados obtidos e o facto de esta ferramenta de negócio se encontrar no centro do modelo adoptado fizeram deste projecto um case study de dimensão internacional”.

 

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