Vendas a retalho no Brasil com maior crescimento anual desde 2010
As vendas no retalho brasileiro registaram um ligeiro aumento no mês de Março de 2012 face ao mês anterior de Fevereiro, situando-se a evolução nos 0,2%, e de 12,5% em relação a igual mês de 2011, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este crescimento é, segundo a entidade brasileira, a maior variação anual desde Março de 2010, na altura de 15,7%, e superou as expectativas dos analistas do mercado que esperavam uma subida de 11,2%.
Segundo o instituto, seis das dez actividades analisadas tiveram resultados negativos na comparação mensal, com os livros, jornais, revistas e papelaria (-7,1%) a liderar, seguidos dos equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,9%) e automóveis e motorizadas a liderar (-1,4%).
Do lado oposto, surgem as subidas dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%), móveis e electrodomésticos (1,2%), vestuário e calçados (0,8%), e material de construção (0,3%).
Na comparação anual, segundo o IBGE, todas as actividades registaram crescimento, com destaque a hiper e supermercados, produtos alimentares, bebidas e tabaco (12,2%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (30,5%) e móveis e electrodomésticos (21,2%).
De referir que a performance do comércio retalhistas é um importante indicador da actividade económica do país, antevendo os analistas, que a economia brasileira possa vir a crescer pouco mais de 3% em 2012, abaixo da previsão oficial do governo de 4,5%.