Distribuição Homepage Newsletter

Vendas a retalho no Brasil com maior crescimento anual desde 2010

Por a 17 de Maio de 2012 as 15:16

As vendas no retalho brasileiro registaram um ligeiro aumento no mês de Março de 2012 face ao mês anterior de Fevereiro, situando-se a evolução nos 0,2%, e de 12,5% em relação a igual mês de 2011, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este crescimento é, segundo a entidade brasileira, a maior variação anual desde Março de 2010, na altura de 15,7%, e superou as expectativas dos analistas do mercado que esperavam uma subida de 11,2%.

Segundo o instituto, seis das dez actividades analisadas tiveram resultados negativos na comparação mensal, com os livros, jornais, revistas e papelaria (-7,1%) a liderar, seguidos dos equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,9%) e automóveis e motorizadas a liderar (-1,4%).

Do lado oposto, surgem as subidas dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%), móveis e electrodomésticos (1,2%), vestuário e calçados (0,8%), e material de construção (0,3%).

Na comparação anual, segundo o IBGE, todas as actividades registaram crescimento, com destaque a hiper e supermercados, produtos alimentares, bebidas e tabaco (12,2%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (30,5%) e móveis e electrodomésticos (21,2%).

De referir que a performance do comércio retalhistas é um importante indicador da actividade económica do país, antevendo os analistas, que a economia brasileira possa vir a crescer pouco mais de 3% em 2012, abaixo da previsão oficial do governo de 4,5%.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *