Bebidas Homepage Newsletter

Pires de Lima na Unicer até 2015

Por a 4 de Maio de 2012 as 12:21

António Pires de Lima irá manter-se como presidente da Comissão Executiva da Unicer até ao ano 2015, depois do Conselho de Administração da companhia ter sido reeleito para o triénio 2012-2015, mantendo-se Manuel Soares de Oliveira Violas presidente do Conselho de Administração, além de Armando Costa Leite de Pinho e António Cândido Seruca de Carvalho Salgado permanecerem como administradores não executivos do Conselho de Administração, tendo sido igualmente renovados os mandatos de todos os administradores da Comissão Executiva da empresa.

Na assembleia-geral anual da Unicer foram, também, analisados os resultados e os principais indicadores relativos ao exercício de 2009, 2010 e 2011, considerados “positivos face à actual conjuntura social e económico-financeira a nível nacional e mundial e o respectivo impacto no consumo doméstico”.

Ao longo dos últimos três anos, a empresa liderada por António Pires de Lima prosseguiu com a estratégia definida em 2006 aquando da sua entrada na Unicer, mantendo o foco nos principais negócios, cervejas e águas, através das principais marcas, Super Bock e Água das Pedras, respectivamente.

No plano internacional, as marcas Super Bock e Água das Pedras continuam com um percurso bem-sucedido, tendo impulsionado a presença da Unicer no mercado externo, que já é responsável por 30% do volume de negócio da empresa.

De referir que as exportações, em 2011, tiveram um aumento de 15% em valor e 10% em volume face ao período homólogo. Nesse ano, saíram do País mais de 200 milhões de litros de bebidas da empresa, sendo que, no total, as vendas ultrapassaram os 420 milhões de litros, destacando-se 300 milhões de litros de cerveja.

Quanto ao último ano fiscal, a Unicer encerrou o exercício com um lucro de 25 milhões de euros, tendo gerado um free cash flow de 40 milhões de euros e uma diminuição da dívida para 190 milhões de euros.

Para o próximo triénio, a Unicer avança que “o negócio da empresa assenta nas mesmas linhas de orientação, situação que está patente no plano de investimento de 80 milhões de euros que a empresa vai concretizar em Leça do Balio, até Março de 2013”. Este projecto, anunciado no início de 2012, visa modernizar a unidade industrial destinada ao negócio das Cervejas para tornar esta fábrica numa das mais modernas da Europa. É uma obra ambiciosa, que prevê o aumento da capacidade de produção e que, em termos globais, trará à organização ganhos efectivos de produtividade e competitividade.

“Ser eleito para um terceiro mandato, juntamente com os restantes membros da Comissão Executiva é, claramente, um voto de confiança e de apoio dos accionistas. Deixo uma palavra de apreço e de agradecimento aos meus colegas e a todos os colaboradores da Unicer pelo excepcional trabalho que têm desenvolvido e que acredito, juntos, vamos continuar a desenvolver. Não será um período fácil e temos de estar preparados para os desafios que aí vêm. A Unicer é uma grande empresa e, com o empenho de todos, continuará a ser bem-sucedida e competitiva no mercado interno e cada vez mais relevante no estrangeiro”, explica António Pires de Lima, em nota de imprensa.

A comissão Executiva da Unicer para o triénio 2012-2015 será, assim, constituída por António Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva; Rui Lopes Ferreira, administrador-executivo – Área Administrativo-Financeira; António Vaz Branco, administrador-executivo – Vendas Mercado Externo; Rui Freire, administrador-executivo – Marketing; João Abecasis, administrador-executivo – Vendas Mercado Interno; e Carlos César Teixeira, administrador-executivo – Supply Chain.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *