Distribuição Homepage Newsletter

6% do território concentra 50% do poder de compra

Por a 27 de Abril de 2012 as 17:48

Apenas 6% do território do Continente concentra metade do poder de compra, revelam os dados do sistema de geomarketing da Marktest.

 

Um total de 25 dos 278 concelhos de Portugal Continental ocupam 6% do território e concentram metade (50,3%) do índice de poder de compra regional.

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

A repartição geográfica do sales index mostra a litoralização e a concentração num número reduzido de concelhos. Se metade do poder de compra está concentrada em 25 concelhos, verifica-se ainda que 22.5% deste índice está restrito a apenas 5 concelhos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *